ALRN: Gestão com foco nos resultados

A Assembleia Legislativa caminha hoje para uma gestão moderna e responsável na defesa dos interesses da sociedade e na valorização efetiva de seus interesses, atuando com transparência para a construção de um Estado forte, que atenda às necessidades do norte-riograndense. Idealizado pelo presidente da AL, Ezequiel Ferreira o plano de trabalho orienta as metas e ações do Legislativo Potiguar que concretiza uma gestão mais democrática, eficiente e participativa.

Neste sentido, o Planejamento Estratégico implementado pela atual gestão para o biênio 2015-2016 é a base concreta das mudanças que a gestão vem promovendo nesse novo período. O documento estabelece 36 planos de ação distribuídos em diferentes áreas de atuação estratégica: melhoria da eficiência; qualidade; integração; recursos orçamentários; recursos humanos; e recursos orçamentários.

Na busca pela melhoria da eficácia da gestão, ganha destaque no novo planejamento a proposta de tornar o Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) um referencial de excelência para o servidor e para a sociedade, tarefa que vem sendo posta em prática pela Assembleia. Em 2015, o ILP adotou novo programa de gestão escolar e passou a oferecer três novos cursos de pós-graduação, mais que duplicando o número de turmas atendidas.

A capacitação e valorização dos recursos humanos tem sido meta imperiosa da nova gestão. Além das novas especializações, a Escola do Legislativo ampliou também a oferta de cursos livres e, em uma iniciativa pioneira no Brasil, está oferecendo um mestrado profissional em Gestão Pública.

Atenta à qualidade de vida do servidor, a Assembleia tem investido no reordenamento do setor e dos serviços de saúde oferecidos. Durante o ano foram realizados mutirões para verificação de taxas de saúde, campanhas de vacinação e palestras sobre temas de relevância. A ampliação do atendimento odontológico do setor também foi possível através da aquisição de novos equipamentos.

A modernização da estrutura da Assembleia, seguindo um modelo alinhado aos padrões atuais de informatização e sustentabilidade também é uma preocupação dos novos gestores. Para isso, a Casa investe em tecnologia que proporcione celeridade e transparência aos trabalhos do Legislativo, conferindo maior segurança, reduzindo gastos e, consequentemente, prestando um serviço de maior qualidade à população. A ampliação da rede Wi-Fi da sede do Legislativo é exemplo desse avanço.

Ainda no tocante à modernização, o Legislativo Estadual vem trabalhando pela expansão do sinal da TV Assembleia, passando a operar com capacidade máxima de transmissão digital. A diversificação da programação da emissora também foi posta em prática. Este ano a TV reformulou a sua grade e lançou dez novos programas, além de um aplicativo para tablets e smartphones que permite assistir ao vivo a sua programação, bem como acessar a Rádio Assembleia, notícias e outros conteúdos.

A interação com a população também foi intensificada por meio das ações de comunicação planejadas para o biênio. Além da expansão do sinal da TV Assembleia, o Legislativo potiguar reforçou sua divulgação institucional e lançou campanhas publicitárias de conscientização sobre relevantes temas sociais. Os 180 anos da Casa também foram evidenciados durante todo o ano de 2015, através da veiculação de propaganda em rádio, televisão, internet, jornais e revistas. A meta para o próximo ano é o lançamento de um novo site institucional que vai tornar ainda mais interativo e democrático o acesso às informações e atividades do parlamento estadual.

Os programas socioculturais desenvolvidos pela Assembleia Legislativa foram reformulados. O plano propôs a manutenção dos projetos com a otimização de recursos através de novas alternativas, como parcerias, patrocínios, convênios e contrapartidas. Dessa forma, a Casa consegue manter e conferir autossuficiência a valiosos programas como a Assembleia Cidadã, Assembleia Itinerante, Assembleia Cultural e Parlamento Jovem.

A preocupação com a execução orçamentária é um dos principais pontos do novo planejamento do Legislativo. A Assembleia vem atuando para otimizar a utilização de recursos através de uma gestão eficaz que visa à economicidade e eficiência. Para isso, a Casa Legislativa tem buscado a redução de custos com material de consumo e bens permanentes, além da conscientização do servidor quanto aos gastos excessivos e desnecessários.

Ciente da importância em conferir maior lisura quanto à utilização dos recursos orçamentários da Assembleia, a nova gestão trabalha na ampliação do Portal da Transparência, com lançamento previsto para o início de 2016. A nova ferramenta foi avaliada pelos coordenadores do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO) como um avanço da gestão, considerando o nível de transparência de informações que serão disponibilizadas pelo Poder Legislativo Estadual.

“Diante da dificuldade financeira que passa o Estado, o nosso Planejamento Estratégico priorizou a economicidade, praticidade e rapidez para que os trabalhos da Assembleia Legislativa continuassem a ser feitos com um custo mais baixo, porém sem perda da qualidade dos serviços prestados, e assim tem sido. Tudo o que foi planejado e sonhado vem se tornando realidade”, avalia o secretário geral da Assembleia Legislativa, Augusto Viveiros.

 

 

ALRN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza