Extintor de incêndio deve voltar a ser obrigatório no Brasil

Parece até brincadeira, mas o extintor de incêndio que recentemente passou a ser facultativo nos carro de passeio no Brasil, pode voltar a ser obrigatório. A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados suspendeu a resolução 556/15 que facultava o uso destes objetos nos automóveis, utilitários, caminhonetes e triciclos que possuem cabine fechada.

Em setembro, o Contran usou de um estudo que constatou uma baixa incidência de incêndio no número total de acidentes com veículos, justificando sua posição frente à desobrigação do uso do extintor. Ainda de acordo com o estudo, o uso despreparado do produto representaria mais riscos ao condutor do que sofrer com o incêndio.

Para endossar a anulação, o deputado Hugo Leal (Pros-RJ), relator da comissão, defendeu o fato de que o Contran agiu de forma unilateral, causando transtornos aos proprietários de veículos que já haviam adquirido os extintores do tipo ABC e aos fabricantes e vendedores do equipamento, que passaram a sofrer com o encalhe dos produtos.

E ainda o deputado se referiu a um acordo de 1992 sobre a regulamentação básica unificada de trânsito, que previu a obrigatoriedade do extintor de incêndio no Brasil, Chile, Bolívia, Argentina, Peru, Uruguai e Paraguai.

A proposta do deputado ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votada, mas pelo jeito já vai dar muita confusão. E você acha que o extintor de incêndio deve voltar a ser obrigatório ? (Com informações da Revista 4 Rodas)

 

 

R7

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza