Crescimento notório do Eleitorado jovem


Mediante informações do site do TSE, o número de eleitores mais jovens teve um crescimento notório nas Eleições 2012, voltando ao mesmo índice das eleições municipais do ano de 2008. Logo, o eleitorado na faixa etária de 16 a 17 anos, hábil a votar em outubro, atingiu um número surpreendente de 2.913.627, sendo 1.157.551 (0,82%) de eleitores com 16 anos e 1.756.076 (1,25%) de eleitores com 17 anos.

 

Sendo assim, os números expostos acima refletem o aumento do interesse e da participação dos eleitores mais jovens no processo eleitoral, ainda mais quando seu foco tem caráter municipal. Visto, pois que, o voto é facultativo aos eleitores com idades de 16 e 17 anos.

 

Portanto, pensando nesse crescimento na inserção dos jovens a esse ato de pura cidadania, o TSE e os TREs desenvolvem o Projeto Jovem Eleitor, este que abarca diversas ações, campanhas e programas voltados a conscientizar e estimular a participação dos jovens nas eleições. Os programas do projeto buscam incentivar o envolvimento político consciente e ressaltam a importância cívica do voto dos jovens para o fortalecimento da Democracia no país.

Do blog: A iniciativa do TSE e dos TREs é admirável, pois os jovens são a base para a mudança do pensamento da sociedade, visto que muitas pessoas ainda não entenderam que o voto é um ato de cidadania e é o dever de todos participarem da política de forma consciente. Reafirmo que, não venda, nem troque o seu voto. Diga não a corrupção, lutemos por um país melhor, a mudança pode começar por você!

Postado por: Jornal Expresso/ Geyse Bárbara

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza