Governo do Egito fará megaevento para reinaugurar avenida com mais de 2 mil anos

Depois de mais de 70 anos de escavações, o governo egípcio irá realizar nesta quinta-feira um megaevento para reinaugurar a Avenida das Esfinges ao público. Os quase 3 km de comprimento e 7 metros de largura da avenida, que liga o Templo de Karnak ao Templo de Luxor, foram escavados na antiga cidade de Tebas. A sua atual localização é na cidade de Luxor.

O evento será transmitido pelas redes sociais às 14h30 (horário de Brasília).

Os dois lados da avenida têm fileiras de esfinges e estátuas com cabeças de carneiros. A Avenida das Esfinges foi concluída no reinado de Nectanebo I, entre 380 e 360 antes de Cristo e ficou durante séculos soterrada pelas areias. Os primeiros traços da existência da avenida foram descobertos apenas em 1949.

O megaevento não será o primeiro do tipo organizado pelo governo egípcio. Ele faz parte um esforço do país para promover suas descobertas arqueológicas com o objetivo de atrair turistas de todo o mundo no pós-pandemia. Em abril deste ano, o governo organizou um ‘desfile de faraós’, uma procissão que levou 22 múmias para um museu recém-inaugurado na cidade do Cairo.

As múmias foram transportadas a bordo de veículos com decorações típicas da época dos faraós. O cortejo foi liderado pelo faraó Sekenenré Taá (século XVI a.C.), da 17ª dinastia, e foi encerrada por Ramsés IX (século XII a.C.), da 20ª. Mais conhecidos do grande público, Ramsés II e Hatshepsut também fizeram parte do “desfile dourado dos faraós”. O evento contou com um show musical transmitido ao vivo pela televisão egípcia.

O Globo


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza