Com agendamento online, emissão de RG no Itep gera reclamações no RN

A pandemia da Covid-19 mudou a convivência e a forma como os serviços básicos são oferecidos à população, como, por exemplo, tirar o Registro Geral de pessoas, o RG. Atualmente, no Rio Grande do Norte, para retirar a primeira, segunda ou terceira via do documento é necessário agendamento prévio por meio do site da Central do Cidadão – com o objetivo de evitar aglomerações. O problema é que muita gente não consegue sequer agendar.

É o caso da doméstica Wilka Sany, de 47 anos, que há quase um ano ela tentava fazer o agendamento no sistema para realizar a carteira de identidade do filho Pedro Henrique, de 15 anos. Somente na última sexta-feira 12 a dona de casa conseguiu o documento do filho, após enfrentar uma fila de 300 pessoas para poder agendar um atendimento.

“Desde o ano passado que eu tentava no site e não conseguia de jeito nenhum. Na semana passada fui no dia 5 na Central do Via Direta e tinha mais de 300 pessoas que madrugaram para 100 fichas que foram distribuídas às 12h. Como não consegui fazer o RG naquele dia, eles agendaram meu filho e as outras pessoas para hoje”, relatou.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), que emite o documento, esclareceu que o agendamento para emissão de identidades é feito exclusivamente online, através do site central.rn.gov.br, sempre a partir das 12h, de segunda a sexta. Diante da quantidade de pessoas que buscam o serviço, nem todo mundo consegue agendar para o dia que deseja, segundo o Itep.

O órgão também informou que, devido à alta demanda, ampliou o horário de atendimento das unidades que funcionam nas Centrais do Cidadão de Natal (Via Direta e Shopping Estação). Antes das 12h às 17h, agora o atendimento acontece das 9h às 18h45, de segunda a sexta-feira.

Com a ampliação do horário de atendimento, o Instituto informou que capacidade de produção diária de RGs em Natal saltou de 70 para 126 no Via Direta e de 70 para 120 no Shopping Estação.

O diretor do Itep, Marcos Brandão, alegou que o órgão e a maioria dos serviços públicos oferecidos atualmente no RN utilizam a internet e o agendamento para que a população tenha acesso aos atendimentos.

“O agendamento foi criado para facilitar a vida do cidadão, para ele não precisar enfrentar filas e sequer saber se vai ser atendido naquele dia. Mas seguimos estudando soluções que possam ofertar uma demanda ainda maior para a população”, argumentou.

Agora RN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza