No mundo, cerca de 4,9 milhões de pessoas morrem vítimas do tabagismo

O uso excessivo do cigarro continua vitimando milhares de pessoas no mundo.

O uso excessivo do cigarro continua vitimando milhares de pessoas no mundo.

O tabagismo é considerado, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, a principal causa de morte evitável no mundo. Estima-se que um terço da população mundial adulta, cerca de 1,2 bilhão de pessoas, seja fumante. Além disso, o total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.

Pensando nisso, confira algumas dúvidas frequentes sobre o tabagismo e dicas de como tentar largar o vício do cigarro:
1 – O que condiciona o fumante a dependência?
A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, heroína e álcool, mas, ela consegue chegar ao cérebro em apenas 7 a 19 segundos.

2 – Qual a diferença do fumante ativo para o passivo?
O fumante ativo é aquele que utiliza o cigarro de forma direta, inspirando a nicotina. Já o passivo é aquele que está em um ambiente de fumantes, acaba inalando a fumaça emitida pelos usuários do cigarro.

3 – Como o cigarro atua quimicamente no organismo?
A fumaça do tabaco, durante a tragada, é inalada para os pulmões distribuindo-se para o sistema circulatório e chegando rapidamente ao cérebro, entre 7 e 9 segundos. Além disso, o fluxo sanguíneo capilar pulmonar é rápido, e todo o volume de sangue do corpo percorre os pulmões em um minuto. Dessa forma, as substâncias inaladas pelos pulmões espalham-se pelo organismo com uma velocidade quase igual à de substâncias introduzidas por uma injeção intravenosa.

4 – Quais são os derivados do tabaco mais agressivos à saúde e como agem?
O cigarro possui uma fase gasosa, composta por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído e acroleína, entre outras substâncias, e algumas produzem irritação nos olhos, nariz, garganta e levam à paralisia dos movimentos dos cílios dos brônquios; a fase particulada contém nicotina e alcatrão, que concentra 48 substâncias cancerígenas, além de resíduos de agrotóxicos aplicados nos produtos agrícolas e substâncias radioativas.

5 – Quais são as doenças causadas pelo uso do cigarro?
O uso do cigarro é responsável diretamente por 30% das mortes por câncer;  90% por câncer de pulmão; 25% por doença coronariana, 85% por doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% por doença cerebrovascular, bem como outras doenças averiguadas são aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem.

6- Quais são os riscos de fumar para a mulher grávida?
Além de correr o risco de abortar, tem uma maior chance de ter filho de baixo peso, menor tamanho e com defeitos congênitos. Os filhos de fumantes adoecem duas vezes mais do que os filhos de não fumantes.

7 – Existem remédios que ajudam a controlar o desejo por cigarro?
O arsenal de remédios que ajudam a largar o cigarro é grande hoje em dia. Adesivos, outras formas de substituição de nicotina, como as dos medicamentos à base de bupropiona e a vareniclina, podem auxiliar o paciente a acabar com o tabagismo.

8 – Quais as principais dicas para conseguir parar de fumar?
De acordo com especialistas, as principais dicas são: deixar de associar o cigarro ao prazer; distrair-se com alguma atividade; evitar álcool e cafeína; praticar exercícios regularmente; contar com apoio de amigos e familiares; fazer o tratamento um tratamento médico e usar adesivo ou mascar goma de nicotina.

Gláucia Lima

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza