Saúde

RIO GRANDE DO NORTE: Sesap alerta para casos de raiva no Estado

Oito animais foram positivos para raiva, diagnosticados laboratorialmente, em novembro deste ano no RN. Trata-se do maior registro de animais raivosos em um único mês no estado em 2017, quando foram confirmados 24 casos da doença. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que faz um alerta à população quanto aos cuidados de prevenção à raiva.  Os casos desse mês ocorreram em Afonso Bezerra, Almino Afonso, Caicó, Ceará-Mirim, Santa Cruz e Serra Caiada. Dos oito animais raivosos, quatro eram morcegos, que foram encaminhados para exame laboratorial no LACEN/RN pelas secretarias municipais de saúde envolvidas.

Os demais animais positivos para a doença foram dois bovinos e um cavalo, em Ceará-Mirim, e uma raposa, em Afonso Bezerra. Desses quatro morcegos positivos para raiva, dois foram encontrados caídos durante o dia dentro de residências. Por isso, a Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam) da Sesap alerta sobre a importância de que as pessoas, ao encontrarem morcegos suspeitos de raiva (aqueles encontrados mortos, caídos no chão sem condição de vôo ou expostos em locais desprotegidos) não toquem nesses animais e entrem em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para recolher o animal e realizar investigação na área para avaliação de risco para a população.

Além disso, segundo a subcoordenadora de Vigilância Ambiental, Cintia Higashi, “caso o indivíduo seja agredido por um animal passível de transmissão da raiva, ou seja, qualquer mamífero, independente da gravidade da lesão, deve buscar imediatamente assistência médica na unidade básica de saúde mais próxima ou no Hospital Giselda Trigueiro, para um tratamento antirrábico”.

Nos casos de animais domésticos, as secretarias municipais de saúde disponibilizam vacinas contra raiva para cães e gatos durante todo o ano.

 


Últimos Eventos

03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!