TJRN determina que Estado nomeie novos procuradores de imediato

O julgamento iniciado no Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte na sessão ordinária de 14 de setembro, quanto a nomeação de procuradores do Estado, foi concluído nesta quarta-feira (21). Por maioria de votos, os desembargadores determinaram que o governo estadual realize a imediata nomeação dos aprovados para o cargo de Procurador do Estado de Terceira Classe, com todos os efeitos jurídicos desse ato, sob pena de fixação de multas. A processo foi relatado pelo desembargador Glauber Rêgo, o qual também definiu que fosse assegurada a ordem de classificação final do certame, também acompanhado pela maioria em relação a este ponto.

O Mandado de Segurança referente ao caso começou a ser apreciado na quarta-feira passada, quando, após o voto do relator e em dissonância com o parecer do Ministério Público estadual, concedendo a segurança, pediu vista dos autos antecipadamente o desembargador Expedito Ferreira. Os desembargadores Gilson Barbosa, Saraiva Sobrinho, Luiz Alberto (Juiz convocado) e Ricardo Tinoco (Juiz convocado) votaram acompanhando a relatoria.

Contudo, a demanda teve o voto divergente do desembargador Cornélio Alves, que não dava provimento ao MS, movido pelos aprovados no certame.

No entanto, para o relator, acompanhado pela maioria do Pleno, a nomeação dos candidatos deve ser feita com a maior “brevidade” possível, com o fim de prevalecer os princípios constitucionais da eficiência, sem descuidar-se da preservação do interesse público.

“Está expressa a necessidade no edital”, completa o desembargador Amaury Moura Sobrinho, tendo este argumento ratificado pelo juiz convocado Jarbas Bezerra. Ambos definiram como “precária” a atual realidade da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e ressaltam que a nomeação se faz necessária e é uma medida de excepcionalidade, diante do argumento de questões orçamentárias citadas pelo Ente estatal.

“A conduta de não proceder com a nomeação dos aprovados viola os princípios da vinculação editalícia, da boa fé e da eficiência”, complementa Expedito Ferreira, em seu voto vista.

TJRN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza