Crise Hídrica » Rio Grande do Norte

Seca faz subir para 17 número de cidades em colapso no RN

Vegetação seca faz parte da paisagem do Seridó potiguar (Foto: Anderson Barbosa/G1)

Vegetação seca faz parte da paisagem do Seridó
potiguar (Foto: Anderson Barbosa/G1)

A escassez de água fez subir para 17 o número de cidades em colapso no Rio Grande do Norte. Os novos municípios que integram a lista são Cruzeta, e Jardim do Seridó, ambas localizadas na região do Seridó potiguar. A situação das cidades foi atualizada nesta quinta-feira (26) pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Cruzeta, que tem pouco mais de 8 mil habitantes, estava sendo abastecida pelo açude local, que secou. A Caern vinha atendendo em esquema de rodízio, mas o baixo nível do manancial inviabilizou o abastecimento. De acordo com o gerente da Regional de Caicó da Caern, Rosy Gurgel, técnicos da companhia vão realizar a limpeza de um conjunto de poços desativados localizados na bacia do açude. Os poços estavam submersos e ressurgiram com a baixa do nível da água.

O gerente acrescenta que a limpeza será feita na próxima semana. Depois, será feita uma análise para saber se a água está própria para consumo.

Jardim do Seridó entrou em colapso depois que o nível do açude Passagem das Traíras tornou inviável a captação. A Caern já havia feito a mudança do ponto de captação a fim de permitir que o fornecimento fosse feito por mais tempo. No entanto, a situação não permite nova realocação.

G1RN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!