“Convite à Cultura“ traz crianças especiais à Escola da Assembleia

Foto: João Gilberto.

Foto: João Gilberto.

Inclusão social tendo a presença da música, do audiovisual e da oralidade como elementos principais. Assim esteve composto o cenário da 2ª edição do Projeto “Convite à Cultura”, realizado na manhã desta quarta (24), na Escola da Assembleia, que contou com uma bela e atenta plateia formada por crianças “especiais” e suas desprendidas mães, beneficiadas pela metodologia inclusiva da Escola Madre Fitzbach gerida pela Associação de Orientação aos Deficientes – ADOTE/RN.

Neste segundo encontro do “Convite à Cultura”, a emoção e o sentimento de igualdade tomaram conta de todos os presentes ao evento, com a presença especial de tão ilustre plateia. Emanuelle (seis anos), Túlio e Emmily (ambos com dez anos), Gabriel e João Victor (12 anos), e Paulo Eduardo (13 anos) – acompanhados de suas mães, exemplos vivos de desprendimento e desmedido amor materno –, mostraram o quanto é necessário e possível a inclusão de portadores das mais diversas “deficiências”, como síndrome de down, autismo e outras, no cotidiano e atividades desenvolvidos pela sociedade, que em pleno século XXI, ainda coloca barreiras e preconceitos para esse convívio.
O elemento musical ficou a cargo da brilhante apresentação do Coral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, que teve o privilégio de, logo na sua estreia na Escola da AL/RN, cantar para um público tão especial, que ao término de cada canção aplaudiu calorosamente o grupo. O coral, que tem à frente o regente Bruno Santos, interpretou clássicos da MPB, como: Coração do Estudante, Asa Branca e Meu querido, meu velho, meu amigo. A apresentação emocionou a todos, tornando-se perceptível através do brilho nos olhares das mães e seus filhos, e do restante da plateia composta por servidores da casa e convidados.
Convidado a participar do evento, por seu trabalho de apoio a Sociedade dos Cegos do RN, o Deputado Gustavo Fernandes se fez presente e enalteceu o “Convite à Cultura”, destacando a importância e a necessidade de ações inclusivas, referindo-se, de maneira elogiosa, ao projeto iniciado em julho pela Escola da Assembleia. “Esse projeto merece todo o nosso respeito e apoio. As barreiras para uma real inclusão social devem ser, urgentemente, derrubadas. Coloco o meu mandato à disposição para uma ampla discussão relacionada ao tema, que trata dos reais direitos desses seres humanos tão especiais. A inclusão social é de vital importância para o crescimento de qualquer sociedade, que deve ser justa e humana. Contem sempre comigo”, ressaltou o deputado.
A ADOTE/RN esteve representada pela coordenadora pedagógica, Katiene Miranda, responsável pela vinda à Escola da AL das crianças e mães atendidas pela instituição. Na ocasião, destacou a necessidade de mais eventos inclusivos, como o de hoje. “É uma honra para a ADOTE está aqui na Escola da Assembleia, participando de tão importante e necessária ação. Acreditamos que a inclusão deva ser feita a partir da fase infantil. Esse projeto é um enorme alento para todos nós, envolvidos nesse contexto, tratarmos de maneira séria e honesta a inclusão desses seres tão lindos, com os quais aprendemos muito”, declarou, emocionada, Katiene.
Durante a programação foi reproduzido o documentário “Amor Azul: um vídeo-documentário sobre amor, autismo, pais e filhos”, que trata da relação de amor, renúncia e desprendimento entre pais (em sua esmagadora maioria mães), que renunciam a tudo, para viver, de maneira exclusiva, em função dos seus filhos especiais. O doc emocionou a todos, mas principalmente as mães atendidas pela ADOTE/RN, que se viram nos papeis das mães personagens do vídeo reproduzido.
Portador da síndrome de down, Paulo Eduardo da Costa (13 anos) – garoto carinhoso, alegre e atento – revelou, à maneira de sua linguagem própria, ao final da programação, como são seus dias na ADOTE e as impressões que teve do evento de hoje. “Faz (faço) tarefa, almoçar (almoço), brinca (brinco) na quadra com a bola, no computador faz (faço) jogo e pinta (pinto). Gostou (gostei) e (foi) muito legal. A música é lindo (linda). Gostou (gostei) do filme muito”.
“Eventos como o de hoje, na segunda edição do nosso projeto piloto Convite à Cultura, mostra que a nossa intenção de levarmos educação, em primeiro lugar, arte e cidadania, primeiramente aos nossos servidores, e comunidade como um todo, está surtindo efeito. Vê a satisfação e felicidade de crianças especiais e de suas mães atendidas pela ADOTE, por terem participado ativamente da programação, revela a necessidade, cada vez maior, para ações voltadas à inclusão”, enaltece Carlos Russo, diretor da Escola da Assembleia.

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza