Arquivos:

Denúncias » Rio Grande do Norte

Ministério Público do RN recebe denúncias contra o médium João de Deus

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) irá receber denúncias de mulheres que tenham sido vítimas do médium João de Deus, acusado de crimes sexuais. As possíveis denúncias serão recebidas pelo Centro de Apoio Operacional das Procuradorias e Promotorias de Justiça Criminais (Caop/Criminal), que funciona na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Natal. As denúncias podem ser feitas pessoalmente ou enviadas para o e-mail: caop.criminal@mprn.mp.br.

O MPRN auxilia o Ministério Público de Goiás no recebimento de possíveis denúncias de eventuais vítimas de abuso sexual cometido pelo médium João Teixeira de Faria, mais conhecido como “João de Deus”, que estejam localizadas no estado. Na terça-feira, 11, o MP de Goiás enviou ofício circular aos procuradores-gerais dos estados para pedir auxílio nesse processo em razão da possível existência de vítimas em outros locais.

O MPRN informa, ainda, que as Promotorias de Justiça de todas as comarcas situadas no estado estão à disposição para o acolhimento e registro das denúncias. As vítimas terão as identidades e as informações prestadas por elas mantidas em sigilo.

Agora RN
Rio Grande do Norte » Saúde

RN teve aumento de 37% no número de mortes por AIDS

Em dezembro, o Brasil e o mundo celebram os 30 anos de luta contra a AIDS. Para se juntar a essa causa, basta fazer um teste rápido em qualquer Unidade de Saúde. Com esse teste você saberá se você contraiu o vírus ou não. Dependendo do resultado, o segundo passo é o tratamento. A dona de casa Ana Rosa Freitas, de 56 anos, nome fictício dado a pedido da entrevistada, por exemplo, vive com o HIV desde 1997. Ela descobriu em exames de rotina e pôde iniciar o tratamento antes que o vírus se manifestasse em seu sistema imunológico, o que a levaria a adoecer de AIDS.

“Nesse ano, 1997, eu resolvi fazer o exame para HIV, simplesmente por uma questão prática mesmo, não estava com nenhum sintoma, não. Aí, quando eu fiz o exame e fui pegar o resultado, o meu médico falou que tinha dado positivo para o HIV. Tem que haver campanhas pra que as pessoas se conscientizem de fazer o exame, fazer o teste, porque muitas pessoas por aí podem estar com esse vírus, e daí alguém vai descobrir, já está doente, essa pessoal já passou pra 10, 20, 30 sem saber.”

O último balanço epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, revela que, entre os anos de 2014 e 2017, o Estado do Rio Grande do Norte sofreu um aumento de 37% no número de mortes por AIDS. O coordenador do Programa Estadual DST/AIDS, Sérgio Cabral, reconhece o aumento como uma consequência do número de abandonos do tratamento em função de dificuldades de acesso e até sociais. Por isso, as ações de combate ao vírus devem receber reforço nesse sentido.

“Eu acho que o nosso objetivo maior é esse agora, entendeu? Não olhar pra trás, mas sim olhar pra frente, e montar estratégias em parceria do Governo do Estado, com o Governo Municipal, e a Sociedade Civil. Mas a gente entende que a rede está estruturada, quando temos os números de casos aumentando em positivos. Então, quer dizer o quê? Que as pessoas estão procurando os nossos serviços, né? E que as ações estão mais próximas da população em geral. E o que é que a gente tem que fazer? É sensibilizar os profissionais de saúde que já são compromissados, no sentido de sensibilizar o usuário que deu positivo a procurar a rede, e iniciar seu tratamento, entendeu? E que esse usuário não abandone seu tratamento.”, afirmou o coordenador.

Para este mês de combate ao vírus que causa a AIDS, o Governo do Estado prepara uma série de atividades. O Hospital Rafael Fernandes, que é o segundo hospital de referência em HIV/AIDS do estado, oferecerá um seminário sobre o tema em Mossoró. Os municípios de Currais Novos, Santa Cruz, e Caicó também devem receber os seminários. Use camisinha e conheça as outras formas de prevenção combinada, disponíveis no SUS. Proteja-se! Saiba mais em aids.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Blog Jair Sampaio
Rio Grande do Norte » Tremor

Tremores de terra são registrados no interior do RN

O Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN) registrou dois tremores de terra no municípío de Campo Grande nesse domingo (9).

De acordo com os dados do Labsis, o primeiro evento foi registrado às 8h17 (horário local) e teve magnitude de 1,5 graus na Escala Richter. Já o segundo aconteceu às 22h29 (horário local), com magnitude de 1,7.

Ainda segundo o Labsis, os tremores foram registrados pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) espalhadas pela região Nordeste e operadas pelo laboratório, que informou seguir acompanhando a evolução da sismicidade na região.

“Como sempre afirmamos, não é possível prever como essa atividade sísmica vai evoluir. É possível que termine logo assim como é possível que novos tremores venham a ser sentidos pela população, inclusive de magnitudes maiores que as até agora observadas”, explicou o Labsis.

Um tremor de 2,5 de magnitude já havia sido registrado na região no último dia 5.

Blog Jair Sampaio
Prazo » Rio Grande do Norte

Apenas 60% dos municípios do RN devem pagar o 13º salário dentro do prazo, diz Femurn

Levantamento feito pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) revela que 59,78% dos municípios potiguares devem pagar o 13º salário dentro do prazo, ou seja, até o próximo dia 20. Outros 11,96% afirmam que não vão pagar dentro do prazo. O questionamento foi respondido por 92 dos 167 prefeituras do estado.

Ainda de acordo com o levantamento, Outros 14,14% municípios responderam que ainda não sabem se vão conseguir pagar o benefício aos servidores no prazo legal. Apenas 1,09% das prefeituras já pagaram o salário extra a seus servidores neste final de ano. E 13,05% das gestões não responderam ao questionamento.

Também em relação ao 13º, a Femurn questionou às gestões municipais sobre a antecipação do benefício. 32,60% informaram que não anteciparam o décimo. Já outras 32,60% das prefeituras anteciparam parte do benefício no meio do ano. Por sua vez, 25% das prefeituras pagam o 13º de acordo com o mês de aniversário dos servidores. O questionamento não foi respondido por 8,69% das prefeituras.

Salários em dia
Ainda de acordo com a Femurn, 63,04% dos municípios potiguares estão com os salários dos funcionários em dia. Já 36,96% das prefeituras admitem que, atualmente, há atraso no pagamento de salário dos servidores.

Presidente da federação, o prefeito de São Paulo do Potengi, José Leonardo Cassimiro, considera que estes números retratam as dificuldades que os municípios têm para quitar o pagamento dos seus servidores. “Quase 37% das nossas prefeituras estão com atrasos de salários. Isso é prejudicial aos servidores, à população e as cidades de maneira geral. Certamente é reflexo da economia que ainda está fraca, e afeta o lado mais frágil do pacto federativo, que são os municípios”, afirma.

Ainda segundo José Leonardo, os poucos recursos recebidos pelos municípios é um fator preocupante. “A crise está aí, e tem se intensificado cada vez mais. As responsabilidades, como reajustes dos salários e das contas públicas, só aumentam, enquanto os repasses não seguem esses aumentos. Os gestores já cortaram de onde podiam, há muito tempo. Hoje, nós prefeitos, vivemos em um verdadeiro sufoco apenas para dar conta do básico, e mesmo assim com muita dificuldade”, acrescentou.

Auxílio Financeiro aos Municípios
Entre as pautas que podem amenizar a situação financeira das cidades neste final de ano, a Femurn disse que está a liberação de um novo Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM), pleiteada pelo Movimento Municipalista Brasileiro através da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Ela prevê a liberação, junto ao governo federal, de R$ 2 bilhões para os municípios.

G1 RN
Rio Grande do Norte

Inadimplência cresce 4,22% em outubro, aponta indicador

O volume de consumidores brasileiros com contas em atraso e registrados em lista de devedores voltou a crescer em outubro e acelerou frente o mês anterior. De acordo com dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a quantidade de inadimplentes cresceu 4,22% no mês de outubro na comparação com igual mês do ano passado. Em setembro deste ano, frente 2017, a alta havia sido de 3,86%. Em números absolutos, estima-se que 62,89 milhões de brasileiros estejam com o CPF restrito para fazer compras a prazo ou contratar crédito.

Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, a inadimplência do consumidor continua elevada mesmo com o fim da recessão, pois a recuperação econômica segue lenta e ainda não impactou de forma considerável o mercado de trabalho. “A retomada do ambiente econômico acontece de forma gradual e ainda demorará para termos um aumento expressivo do número de empregos e renda, fatores que impactam de forma positiva tanto no pagamento de pendências quanto na propensão ao consumo das famílias”, analisa o presidente.

Rio Grande do Norte

CNI e Sebrae prorrogam as inscrições do Prêmio Nacional de Inovação

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) prorrogaram as inscrições do Prêmio Nacional de Inovação – Edição 2018/2019. Empresas de todos os portes podem se candidatar com projetos, produtos e processos inovadores no site do Prêmio até o dia 14 de dezembro de 2018.

Os vencedores serão anunciados no dia 10 de junho de 2019. A premiação inclui participação em imersão internacional em ecossistemas de inovação e até R$ 150 mil por categoria pré-aprovados em editais de fomento à inovação, como o Edital de Inovação para a Indústria. A edição passada teve número recorde de inscritos: 3.987 empresas.

(mais…)

Rio Grande do Norte

UFRN realiza eleição para reitor nesta terça

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza nesta terça-feira, 13, a consulta à comunidade universitária para eleição de reitor e vice-reitor pelo Conselho Universitário (Consuni). É assegurado o direito de voto a todos os servidores efetivos ativos do quadro de pessoal da UFRN – professores e técnico-administrativos – e a todos os alunos regulares da instituição, matriculados ou em mobilidade.

A consulta será realizada das 7h às 22h30, pelo Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SIGEleição), no endereço www.sigeleicao.ufrn.br. Os participantes podem votar de qualquer dispositivo eletrônico, como tablets, smartphones e computadores. Aos que precisarem de acesso à internet ou auxílio no processo, será disponibilizado um laboratório de informática em cada campus da UFRN, com recursos humanos e tecnológicos para facilitar a votação.

Concurso Público » Rio Grande do Norte

OPORTUNIDADE: Controladoria Geral do RN publica edital para concurso com 53 vagas; Inscrições começam nesta terça

A Controladoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte publicou na edição deste sábado (10), no Diário Oficial do Estado (DOE), edital para concurso público com a oferta de 53 vagas. Os cargos são para Analista Contábil (30 vagas) e Técnico de Controle Interno (23 vagas).

De acordo com o edital, as inscrições começam na quarta-feira (14) e vão até 16 de dezembro. O valor da taxa é de R$ 90.

A remuneração é composta por: R$ 3.095,63 + R$ 1.200,00 (Vencimento + Gratificação de Desempenho), Totalizando R$ 4.295,63. A carga horária é de 40 horas semanais.

O concurso tem duas etapas:

  • Provas objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório
  • Avaliação de títulos

As aplicações das provas objetiva e discursiva serão realizadas em Natal. A primeira será no dia 20 de janeiro/19 e a segunda no dia 10 de fevereiro/19.

Celebração » Natal » Rio Grande do Norte

DIVERSIDADE: Casais homoafetivos dizem sim em cerimônia coletiva em Natal

Imagem Ilustrativa

Mais de 300 pessoas estiveram reunidas no último sábado (10) para assistir à cerimônia de casamento coletivo para casais héteros e homoafetivos da Igreja Evangélica Cidade de Refúgio.

De acordo com a pastora e advogada integrante da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/RN, Daniela Modesto, 14 casais disseram sim na celebração realizada no Olimpo Recepções, na Zona Sul da capital.

A Comunidade Cidade Refúgio foi fundada na cidade de São Paulo em 2011 e desde de Maio de 2014 está em atividade na capital do RN.

De acordo com a pastora Daniela Modesto, a organização está comprometida com ações objetivando minimizar a exclusão social através de práticas socioeducativas de promoção do respeito à diversidade nos vários espaços sociais.

De acordo com o jornal OP9, maioria dos membros da igreja são pessoas assumidamente homossexuais que não encontraram acolhimento em suas igrejas de origem por motivo das interpretações próprias.

Policial » Rio Grande do Norte » São Rafael/RN

POLICIAL: Idoso de 70 anos que vivia em cárcere privado é resgatado pela Policia Civil em São Rafael

Construção onde idoso era mantido ficava ao lado de currais e chiqueiros — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Um idoso de 70 anos foi resgatado pela Polícia Civil de um cárcere privado, neste último sábado (10), em São Rafael, na região Oeste potiguar. Segundo os investigadores, o homem era mantido há mais de um ano em um quarto com cadeado, próximo a chiqueiros e galinheiros, por uma família que ficou responsável por cuidar dele em troca de sua aposentadoria. Ninguém foi preso.

As notícias sobre os fatos surgiram através do Disk-Denúncia da Polícia Civil e informava que um idoso era mantido, por seus cuidadores, numa jaula, com cadeado e próximo de chiqueiros e galinheiros, durante todo o dia, sendo que sua aposentadoria era desviada por seus cuidadores para os mais diversos fins.

A equipe de policiais foi ao local e constatou que, no quintal de uma residência, lado a lado com currais e galinheiros infestados de fezes de animais, era mantido um idoso, numa pequena construção com dois cômodos, sendo um deles o quarto do idoso, onde também ficava o banheiro com uma torneira, baldes e um sanitário, além de uma cama. Nada mais existia no quarto, como ventilador, televisão ou rádio. Sem janelas, o local era fechado com uma porta, uma grade, corrente e cadeados, muito se assemelhando a uma jaula ou cela.

Extremamente lúcido, o idoso, ao ser questionado sobre as condições que vivia, afirmou que estava sendo mantido preso como se criminoso fosse, mas que nenhum mal causou a ninguém, e que estaria no local há mais de 01 (um) ano, contra sua vontade, saindo apenas para ser vacinado.

O idoso será encaminhado para um abrigo e o procedimento investigatório foi instaurado para apuração das responsabilidades criminais dos envolvidos.

Fonte: G1/RN

Últimos Eventos

06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!