Menos crianças estão se matriculando na educação básica, alerta Styvenson

FOTO: WALDEMIR BARRETO/AGÊNCIA SENADO

O senador potiguar Styvenson Valentim (Podemos) manifestou-se, nessa segunda-feira (9), em Plenário, sobre os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) que indicam redução na taxa de matrículas de crianças na educação básica em escolas públicas e privadas em 2018, em comparação a 2014, em especial nas do Rio Grande do Norte.

De acordo com o parlamentar, a redução do número de crianças nas escolas num prazo de cinco anos supera 1,3 milhão. Na opinião dele, um dos motivos que afastam os jovens das escolas públicas é o fato de serem pouco atrativas. Afora a falta de investimentos, raras são as que oferecem infraestrutura adequada, como quadras de esportes, bibliotecas e laboratórios para pesquisas que ajudam no aprendizado. Defende, portanto, mais fomento para a educação.

“Um dos nossos maiores desafios é aumentar o índice de aprendizado para, assim, diminuir a tão grande desigualdade que há neste país. O nosso IDH [Índice de Desenvolvimento Urbano] é baixíssimo, 0,77. O do Rio Grande Norte — 0,68 — está em 16º lugar no País; o da Noruega é 0,94. Eu não quero comparar países; eu quero que meu país melhore, e é através da educação, do Índice de Desenvolvimento Humano”, defendeu.

Agência Senado

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza