Manifestantes protestam contra funcionários fantasmas na AL/RN

Manifestantes fantasiados de fantasmas protestaram em frente a Assembleia Legislativa nesta quinta (17) (Foto: Kléber Teixeira/ Inter TV Cabugi)

Manifestantes fantasiados de fantasmas protestaram em frente a Assembleia Legislativa nesta quinta (17) (Foto: Kléber Teixeira/ Inter TV Cabugi)

Manifestantes se reuniram na tarde desta quinta-feira (17) em frente a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para protestar contra a corrupção. O ato marcado para esta quinta é uma reação ao alto número de cargos comissionados da casa, alvo de investigações do Ministério Público do Estado. O ato começou por volta das 16h.

Manifestantes vestidos de fantasmas ficaram em frente à porta da Assembleia enquanto outros exibiam faixas com dizeres contra a corrupção e pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff. De acordo com a PM, 30 pessoas participaram do ato. Segundo a organização, 50 manifestantes estiveram presentes.

De acordo com Arthur Dutra, um dos organizadores da manifestação, o ato tem como objetivo manter em foco o debate sobre os indícios de nomeação de cargos fantasmas na assembleia.

“Queremos manter vivo o assunto da Assembleia Legislativa, uma pauta importante aqui do nosso estado e que os movimentos de rua também estão atentos a essa questão. Embora hoje a questão principal seja a pauta nacional, a questão local é fundamental e vamos ficar atentos para cobrar medidas efetivas que ainda não foram tomadas”, explicou Arthur.

Esta não é a primeira vez que manifestantes protestam contra a corrupção em frente a Assembleia Legislativa. Durante um ato anterior, populares vestidos de ‘fantasmas’ fizeram um protesto contra o alto número de cargos comissionados.

Polêmica com os comissionados

A Assembleia Legislativa do RN vem sendo alvo de polêmicas desde o lançamento do novo Portal da Transparência do órgão. De acordo com os dados, somente entre os anos de 2011 e 2016 foram criados 1.756 cargos de confiança. O número representa um aumento de 86% no total de funcionários ativos. Enquanto isso, os cargos de provimento efetivo e os de livre nomeação e exoneração já totalizam 379 e 2.592 servidores, respectivamente, o que significa que para cada cargo efetivo existiam sete cargos comissionados.

Após as polêmicas, o presidente do Assembleia, Ezequiel Ferreira, anunciou o corte de 700 cargos comissionados e a convocação de candidatos aprovados em concurso. Três dias após o anúncio, uma resolução foi aprovada pelos deputados extinguindo 345 cargos em comissão e 979 funções gratificadas de atividades de níveis básico, médio e superior. No entanto, a mesma resolução criou 632 novos cargos comissionados, reduzindo o número total de cargos, mas aumentando a quantidade de comissionados.

Protesto anterior foi realizado no dia 1º de março (Foto: Francisco Nascimento)

Protesto anterior foi realizado no dia 1º de março (Foto: Francisco Nascimento)

G1 RN

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza