Campanha Mais Mulheres na Política é lançada no RN

Foto: Elias Medeiros

Foto: Elias Medeiros

Ampliar a participação das mulheres na política e aperfeiçoar a democracia num País onde elas representam mais de 51% da população e, inversamente, nos cargos eletivos, ocupam apenas 13% deles. É este o objetivo da campanha Mais Mulheres na Política, lançada esta manhã (26) na Assembleia Legislativa, durante audiência promovida pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado e pela Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados.

“Estamos discutindo a subrepresentação da mulher na política e o caminho mais adequado para a gente modificar este quadro é entendermos que é necessário uma reforma política inclusiva, que adote políticas afirmativas, a fim de incorporar ações efetivas que permitam a gente garantir condições de sucesso para as candidaturas femininas”, disse a senadora Fátima Bezerra (PT), umas das articuladoras do movimento.

Na Câmara Federal, dos 513 parlamentares, apenas 52 são mulheres, o que representa menos de 10%. O Senado, com 81 cadeiras, conta com 14 senadoras. Dos 27 Estados da federação, 16 deles não elegeram nenhuma representante no último pleito e dos 28 partidos que tem representação no parlamento, 17 contam apenas com homens ocupando vagas.

Fátima Bezerra disse que o momento é de mobilizar a sociedade para uma reforma política e citou avanços como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) já aprovada no Senado, em primeiro turno, que estabelece cotas para mulheres nas eleições para deputado federal, estadual e vereador. Após concluída a votação, vai vigorar para as três legislaturas seguintes. Na primeira legislatura subsequente, a cota é de pelo menos 10%; na segunda, de 12%; e na terceira, de 16%.

A deputada Cristiane Dantas (PCdoB) disse que a sociedade também precisa participar deste debate: “Nossa participação é muito tímida e esse debate vai trazer sugestões para uma participação mais abrangente e com mais eficácia”, disse.

A vereadora Eleika Bezerra (PSDC) defendeu que as mães e educadoras tem um importante papel na formação das futuras gerações de homens e mulheres. “Somos ainda muito machistas, inclusive as mulheres. As mudanças em curso ainda são pouco para o muito que ainda precisamos avançar, mas não deixa de ser um passo importantíssimo”, afirmou a vereadora.

Na avaliação da secretária de Política para as Mulheres do RN, Teresa Freire, o Estado vive um momento histórico: “A criação de uma secretaria para trabalhar as políticas públicas para as mulheres foi um avanço. Estamos num momento de constituição de muita parceria, de visitas aos municípios, instituições para ampliarmos a nossa participação nos espaços de decisão”, disse a secretária.

A deputada Márcia Maia (PSB), que preside a  Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das mais importantes da Assembleia Legislativa, frisou que apesar da bancada feminina na Casa ser constituída somente por duas parlamentares, a ALRN vive um momento histórico. “Em 70 anos, nunca uma mulher tinha presidido esta comissão, estamos fazendo história também, quebrando barreiras. Somos apenas duas parlamentares e nossa responsabilidade é muito maior, por termos que representar muito bem as mulheres potiguares”, disse.

A audiência contou com a participação de mais de 20 grupos dos movimentos sociais ligados às mulheres e a presença, além das citadas, do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), da senadora Regina Souza (PT-PI), das deputadas federais Zenaide Maia (PR) e Elcione Barbalho (PMDB-PA), deputado Álvaro Dias (PMDB), vereadoras Eleika Bezerra (PSDC) e Júlia Arruda (PSB) e vereador Aquino Neto (PV).

ALRN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza