Mais de 6 mil paraibanos dependem de dessalinizadores para acesso a água no interior

Situação ruim é amenizada com dessalinizadores.

Situação ruim é amenizada com dessalinizadores.

Uma unidade de dessalinização de água está ajudando no abastecimento de mais de 800 famílias e 21 instituições públicas da cidade de Serra Branca, a 234 km de João Pessoa, no Cariri da Paraíba. Com custo de aproximadamente R$ 120 mil, a unidade de dessalinização foi entregue no início deste mês com a presença do coordenador nacional do programa Água Doce do Ministério do Meio Ambiente, Renato Ferreira. Outros sistemas do tipo nessa região atendem a mais de 6 mil habitantes e amenizam os efeitos da estiagem.

A produção da unidade de Serra Branca é de 800 litros de água/hora e, para se ter um controle da procura e da oferta e adaptar o horário de funcionamento do sistema, as pessoas estão sendo orientadas a fazer o cadastro antes de pegar a água, sejam elas crianças, adultos ou idosos. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Educação ou com a equipe de técnicos e os interessados só precisam levar um documento de identificação e um comprovante de residência.

De acordo com o coordenador do Programa na Paraíba, Robi Tabolka, a água é distribuída quatro dias da semana. “Na segunda-feira não há distribuição porque é o dia reservado para a produção da água. Nas terças e quintas são os dias de retirada das instituições e, nas quartas e sextas é a vez dos moradores”, informou o coordenador.

A região de Serra Branca depende de dois reservatórios, sendo que um deles está totalmente seco e o outro tem apenas 5,6% da capacidade total de 14 milhões de metros cúbicos.

Ampliação

Além dessa unidade em Serra Branca, o ministro e o Estado entregaram ainda mais dois sistemas no município de Parari, que fica na região de Serra Branca, um na sede e outro na comunidade Sítio Farias, cujos cadastros começam na próxima semana. As três unidades vão beneficiar quase seis mil habitantes que sofrem com a escassez de água.

A instalação dos sistema de dessalinização de água em áreas secas da Paraíba ocorre por meio do programa Água Doce, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. O objetivo é estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização sustentáveis, ambiental e socialmente, para atender as populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido.

Na Paraíba, o Água Doce vai investir mais de R$ 22 milhões na recuperação e instalação de 93 sistemas de dessalinização, beneficiando aproximadamente 37 mil paraibanos.

Portal Correio

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza