Seridó, nas trilhas da tradição

Inaugurado em 1959, o açude Gargalheiras, em Acari, foi eleito uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte no ano de 2007, mas o reservatório não resistiu aos últimos quatro anos seguidos de estiagem — 2012, 2013, 2014 e 2015 — e secou.

Inaugurado em 1959, o açude Gargalheiras, em Acari, foi eleito uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte no ano de 2007, mas o reservatório não resistiu aos últimos quatro anos seguidos de estiagem — 2012, 2013, 2014 e 2015 — e secou.

Chegar ao topo da Serra da Capelinha, em Parelhas, no Seridó, exige algum esforço. Mas a subida é recompensada com a vista do pôr do sol lá do alto. Um espetáculo e tanto! E quando esse cenário de cinema ganha uma trilha sonora ao vivo bem apropriada, com músicas de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, aí não tem adjetivo que descreva a sensação. Só vivenciando pra saber.

A contemplação do crepúsculo de cima da serra e ao som da sanfona é, sem trocadilho, um dos pontos altos do roteiro Seridó Tradição, elaborado e promovido com exclusividade pela Pé na Estrada Trilhas Ecológicas, empresa que atua no segmento de esportes radicais e de aventura, trilhas ecológicas e vivências em ambientes naturais.

A preocupação em ter contato com a história dos lugares visitados e seus moradores é outro diferencial da Pé na Estrada. O roteiro Seridó Tradição começa, por exemplo, em um pequeno sítio em Currais Novos onde vive o casal de agricultores Chicão e Cida. Depois de apresentar sua propriedade e contar como conseguem conviver com a seca, eles servem aos visitantes um delicioso café da manhã regional, com pamonha, canjica, cuscuz, bolo, queijo de coalho, tapioca e outras iguarias do sertão — tudo feito lá mesmo.

A próxima parada é em Parelhas, para conhecer o Sítio Arqueológico do Mirador, onde estão preservadas pinturas rupestres de 9.000 anos. As gravuras encontram-se na serra às margens da Barragem do Boqueirão, que resiste com 10% de sua capacidade de água. Depois da visita, conduzida pelo guia Dean Carvalho, que sabe tudo do lugar, a programação continua com o almoço no restaurante Recanto Verde, um lugar simples e agradável, com convidativas redes à sombra de árvores, para o descanso após um banquete preparado com o melhor da culinária seridoense.

O roteiro é retomado com a subida da Serra da Capelinha, por volta das 16h, pra que se chegue ao topo antes de escurecer. A caminhada é bem mais longa e íngreme que a primeira, mas o esforço é válido. De um lado, dá pra ver a Barragem do Boqueirão. Do outro, uma pequena cadeia de montanhas da Serra da Borborema, onde o sol se despede.

Lá no alto, os pequenos sanfoneiros parelhenses Alan e Pedro dão um show com um repertório de gente grande. Eles arrocham o fole e Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Beethoven e Ernesto Nazaré ecoam na serra enquanto o sol se põe. Uma maravilha de espetáculo protagonizado pela música e natureza.

A noite reserva ainda uma ótima prosa nos alpendres centenários da Fazenda Rajada com o proprietário Carlos Alberto, incentivador do turismo local, e com o professor e historiador Helder Macedo, que dá uma “senhora” aula sobre a história do Seridó, desde a colonização e extermínio dos índios Tarairiu, passando pelo ciclo do gado e a saga da família do coronel Quincó (antigo proprietário da fazenda). O poeta popular Divino Sena declama versos e a cozinha serve as mais finas iguarias de uma ceia sertaneja.

A dormida é na Pousada Gargalheiras, em Acari, de onde dá pra ter uma panorâmica do açude de mesmo nome, que se encontra seco. O roteiro termina com a trilha por dentro dele, conduzida pelo guia local Ivan. Em duas horas de caminhada, o que se vê são apenas cenas de seca para belas fotografias — canoas em chão rachado onde outro dia havia água, interessantes formações rochosas antes submersas, um pouco de verde, garças e vacas. Os acarienses esperam que chova logo (e muito), para ver o Gargalheiras cheio novamente e a barragem sangrar. Para que ele volte aos seus melhores dias, quando foi eleito uma das sete maravilhas do RN.

Tribuna do Norte

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza