Risco de Vasco e Fluminense serem rebaixados juntos é de 43,5%

A 37ª rodada do Campeonato Brasileiro foi sinônimo de alívio especialmente para Portuguesa, Bahia e Coritiba, e de desespero para Vasco e principalmente Fluminense, que assim como o coirmão carioca já não depende mais de si para seguir na elite nacional. O risco de ambos serem rebaixados é de 43,5%, sendo certo que um deles estará na Segundona em 2014.

Entre as duas possibilidades possíveis – a de somente um cair ou os dois caírem -, o mais provável é que um clube carioca escape da degola, mas esse percentual não é tão alto assim: são 56,5% de chances de um dos times do Rio escapar. Os cálculos são do matemático Oswald de Souza.

Individualmente, o Fluminense, que empatou com o Atlético-MG no sábado, tem 80% de risco de rebaixamento, enquanto o Vasco, que venceu o Náutico neste domingo, tem 63%. O Coritiba precisa somente de uma vitória sobre o São Paulo na última rodada para escapar, mas, ainda assim, seu risco é de 47%. Com a vitória neste domingo sobre o Tricolor paulista, o Criciúma encaminhou a salvação, reduzindo seu risco para 9,5%. Precisa somente de um empate na próxima rodada para ficar na Série A e, mesmo se perder para o Botafogo, só cai se Vasco e Coritiba vencerem seus jogos. Apesar de existir uma combinação de resultados que levaria a Lusa à Série B, Oswald de Souza considera matematicamente desprezível o risco de rebaixamento da Portuguesa.

Por pontos, quem somar 47 tem somente 5% de risco de cair para a Série B. Com 46, o percentual sobe para 42%. Quem tiver 45 pontos no fim do Brasileiro tem 81% de risco de estar rebaixado.

Postado por: Eduardo Bezerra

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza