Prefeitura oferece descontos de até 50% em dívidas com o fisco municipal

Oportunidade para a quitação de forma parcelada vai até o dia 31 de julho  (Foto: Eliete Marques/G1).

Oportunidade para a quitação de forma parcelada vai até o dia 31 de julho (Foto: Eliete Marques/G1).

Os contribuintes em débito com o fisco municipal terão nova oportunidade de quitar suas dívidas de forma parcelada até o dia 31 de julho, com descontos nos juros e multas de mora que variam de 5% a 50%, de acordo com o número de parcelas. Segundo o secretário municipal de Tributação, Ludenilson Araújo Lopes, a medida atende a um apelo dos contribuintes que possuem débitos, queriam quitar, mas não tinham condições de pagar à vista.

O secretário acrescentou que a Prefeitura do Natal tem todo o interesse em negociar os débitos com os contribuintes e decidiu oferecer mais está chance atendendo ao apelo daqueles que não podiam pagar à vista. Na negociação anterior, quando foi oferecido desconto de 90% dos juros e multa de mora para pagamento à vista, mais de 2.000 pessoas quitaram seus débitos.

Além dos descontos de juros e multa de mora no pagamento à vista ou parcelamento dos débitos, a negociação do débito possibilitará ao contribuinte ficar em dia com o fisco municipal e participar do Programa Bom Pagador, que vai oferecer descontos no Imposto de Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2016.

Ludenilson Araújo explica que o contribuinte pode pagar à vista ou parcelar todo o débito ou apenas parte dele. Ele pode pagar uma parte à vista e parcelar o restante, inclusive os débitos de 2015. A negociação dos débitos suspende a incidência de mais juros e multa de mora sobre o débito, enquanto o pagamento do parcelamento estiver em dia, e permite a liberação da certidão negativa de débitos ou suspensão da exibilidade do crédito tributário, possibilitando a emissão de certidão positiva com efeito negativo, afirma.

Para fazer o parcelamento o contribuinte deve procurar a Secretaria Municipal de Tributação e levar documento de identificação do contribuinte, no caso de pessoa física ou cópia do contrato social e cópia do documento de identificação do sócio-gerente em caso de pessoa jurídica. O pagamento à vista pode ser feito com a emissão da DAM no site da secretaria municipal de Tributação.

Os descontos oferecidos serão de 50% nos juros e multas de mora para o pagamento à vista; de 40% para o parcelamento de 2 a 6 vezes; de 30% para parcelamento de 7 a 12 vezes; de 20% para parcelamento de 13 a 18 meses; de 10% para parcelamento de 19 a 24 vezes  de 25 a 30 vezes e de 5% para parcelamento e  de 31 a 60 vezes sem desconto. O valor mínimo da entrada para parcelamento é de 5% para pessoa física e 10% para pessoa jurídica.

Para facilitar a vida do contribuinte a Secretaria Municipal de Tributação está disponibilizando ao contribuinte consultar seu débito total em sua página na internet http://www.natal.rn.gov.br/semut/ em lista de pendências. Em caso de pagamento à vista, o boleto pode ser gerado já com desconto, em Pagamento à Vista Consolidado com Desconto, clicando em emissão de DAM.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza