Mais 2 presos morrem em presídios do RN; são 3 em menos de 24 horas

Além do detento espancado até a morte na noite desta segunda-feira (21) na Penitenciária Estadual de Parnamirim, outros dois presos foram encontrados mortos na manhã desta terça-feira (22) em unidades prisionais do Rio Grande do Norte. Agora, são sete os casos de presos mortos dentro do sistema carcerário potiguar somente este ano.

Emerson Thiago Rabelo foi encontrado morto na Cadeia Pública de Natal (Foto: Divulgação/CPN)

Emerson Thiago Rabelo foi encontrado morto na Cadeia Pública de Natal (Foto: Divulgação/CPN)

Um dos presos mortos nesta manhã foi identificado como Emerson Thiago Rabelo, de 24 anos. Ele foi achado dependurado pelo pescoço no pavilhão A do Presídio Provisório Raimundo Nonato, também chamado de Cadeia Pública de Natal. Dinorá Simas, diretora da cadeia, acredita que o detento foi assassinado. “Mas, só mesmo a perícia poderá confirmar o homicídio”, ressaltou.

O outro detento morto nesta terça chama-se Francisco Canindé Souza da Silva, de 39 anos, apelidado de ‘Júnior do Morro’. Ele foi assassinado a facadas dentro do Presídio Estadual Rogério Coutinho Madruga, mais conhecido como Pavilhão 5 de Alcaçuz. O presídio fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal. “Um preso assumiu o crime e vai responder pelo homicídio”, afirmou o agente penitenciário Thiago Jefferson, diretor da unidade.

Manoel Ambrósio sobrinho foi espancado até a morte dentro da Penitenciária Estadual de Parnamirim (Foto: Divulgação/PEP)

Manoel Ambrósio sobrinho foi espancado até a morte dentro da Penitenciária Estadual de Parnamirim (Foto: Divulgação/PEP)

2015

Ano passado, 28 homens morreram dentro de unidades carcerárias do RN. Deste total, 25 foram assassinados a facadas ou encontrados enforcados, mortos em condições suspeitas. Outros dois morreram soterrados após o desabamento de um túnel na Penitenciária Estadual de Alcaçuz. E, no início de 2015, um adolescente morreu ao ser baleado em uma unidade para cumprimento de medida socioeducativa durante uma tentativa de resgate no Ceduc de Caicó. Os números são da Coordenadoria de Análises Criminais da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Calamidade

O governo do Rio Grande do Norte renovou por mais seis meses o decreto de calamidade no sistema prisional potiguar. A renovação, assinada pelo governador Robinson Faria, foi publicada na edição do dia 17 de março do Diário Oficial do Estado (DOE). O documento diz que a renovação tem por objetivo “legitimar a adoção e execução de medidas emergenciais que se mostrarem necessárias ao restabelecimento do seu normal funcionamento”.

G1 RN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza