João Pessoa é a segunda capital do país que mais aumentou o índice de endividamento em 2015

João Pessoa é a segunda capital do Brasil que mais aumentou o índice de endividamento, segundo levantamento divulgado pela Globo News. De acordo com as informações, a Prefeitura da capital paraibana triplicou o índice de endividamento, que a relação da divida com a arrecadação do município, ficando acima da inflação do ano passado.

A Prefeitura de João Pessoa teve a segunda maior alta percentual, 380,47% a mais no nível de endividamento. Perdeu apenas para Porto Velho, capital de Rondônia, que abarcou a primeira colocação, com uma alta percentual de quase 570%. Em 2014 a divida da Capital de Rondônia correspondia a 1,5% da receita. No ano passado passou de 10% da arrecadação.

Segundo o economista, Roberto Afonso, a principal causa para essa alta do endividamento foi a queda forte da arrecadação causada pelo tombo na economia do país. “Nós temos o ciclo eleitoral das contas públicas. É comum, um prefeito ou governador, quando inicia um mandato pararem obras, cortar o máximo de despesas e começarem a fazer o quanto mais poderem de poupança. Quando não conseguem cortar despesas e a receita está caindo, os prefeitos precisam queimar poupança pra manter o dia a dia da prefeitura e com isso não consegue guardar dinheiro para investimento”, explicou.

A prefeitura de João Pessoa informou que detectou inconsistências relativas aos valores da dívida consolidada, líquida no ano passado e disse que está trabalhando na regularização dos dados.

No ano passado a crise atingiu em cheio a arrecadação da União, dos governos estaduais e das prefeituras. O endividamento aumentou em mais da metade das capitais brasileiras, quase em todas acima da inflação. No total, as dívidas desses municípios cresceram aproximadamente R$ 15 bilhões em apenas um ano.


Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza