BOM EXEMPLO: Com nota máxima no Enem, preso é aprovado em Letras na UEPB

Foto: Antônio Ronaldo/Correio da Paraíba

“Meu sonho é voltar para a sala de aula como professor”. A declaração não é de nenhum estudante, mas sim de um preso da Penitenciária Raymundo Asfora (Serrotão), em Campina Grande, Paraíba. Márcio Túlio do Nascimento, de 34 anos, cumpre pena de sete anos de prisão em regime fechado por assalto à mão armada.

O preso ficou em primeiro lugar geral no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privativas de Liberdade (PPL), na Paraíba. A maior nota foi a de Márcio, 659,09 pontos, e ele garantiu vaga para Letras – Português na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Márcio conta que antes de entrar no mundo “obscuro” do crime, era mototaxista, mas sempre foi encantado pelo mundo da literatura. Grande Sertão: Veredas, obra da década de 50, escrita por Guimarães Rosa, é segundo ele, seu livro preferido. O romance foi lido fora da cadeia, porque nos pavilhões, a realidade não permite. “Lá em baixo, nos pavilhões, é mais estreito. A superlotação não é um problema só daqui. Nem todo mundo dá crédito ao estudo, obviamente, então a gente tem uma condição bem inferior para estudar lá em baixo (nas celas)”, conta.

“As pessoas comentam que a área da licenciatura é mal remunerada, e não ganha bem. É um estereótipo. Mas, eu vejo que não existe uma profissão que não perpasse pela educação. Se o cara for médico, se formou nas mãos de professores. Se for um jurista, um magistrado, um diretor de uma unidade prisional, um repórter, um fotografo, ele vai perpassar por essa situação. Para mim é uma profissão muito completa, que tem muito a dizer e que pode transformar a vida das pessoas. Eu vejo que a formação do caráter das pessoas passa também pelos professores. Eu tive bons professores e infelizmente, às vezes fico me perguntando isso no pavilhão, do porquê eu me deixei levar por esse caminho. O porquê eu não segui o caminho certo”, conta.

Quando fala sobre o futuro, Márcio chora. Ele espera sair da cadeia, voltar para a sala de aula e ver o filho mais novo, de apenas cinco anos, cresce.

Correio da Paraíba

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza