Em duelo épico, Pezão e Hunt empatam após cinco rounds

 

 

Os versos "Eu sou guerreiro / sou trabalhador" da música "Lado B Lado A", do Rappa, que embalaram a entrada do paraibano Antônio Pezão no octógono em Brisbane, na Austrália, podem resumir a sua atuação de diante do neozelandês Mark Hunt na madrugada deste sábado.

 

Diante de um adversário fortíssimo e de momentos em que a maioria dos atletas desistiria, o brasileiro resistiu e protagonizou uma das maiores lutas da história dos pesos-pesados no MMA. O resultado de empate majoritário (48-47 para Hunt e um duplo 47-47) fez justiça aos dois atletas, que não mereciam deixar o octógono derrotados. Ambos tiveram os braços levantados pelo árbitro, e não mostraram nenhum sinal de descontentamento. Pelo contrário. Aplaudiram a decisão.

– Que luta! Agradeço a Deus por tudo e aos fãs pelo apoio – disse Hunt, que retirou-se rapidamente com o filho nos braços.

Antônio Pezão falou um pouco mais, e foi aplaudido por todos os presentes.

– Quero agradecer a todos na Austrália. Isso aqui é um paraíso. Mark é um guerreiro. Há duas semanas eu lesionei as costas, mas vim aqui para lutar por vocês. Agradeço à minha família e a todos no Brasil.

A luta

O primeiro round começou com os dois lutadores mantendo a distância, e Pezão aplicando dois pisões laterais e um chute baixo logo de início. Hunt contra-atacou buscando um cruzado de direita próximo à grade. O brasileiro desviou-se e perdeu o equilíbrio, mas levantou-se rapidamente. O brasileiro encurtou a distância e aplicou um duro golpe que derrubou o neozelandês. Ele, no entanto, recuperou-se rapidamente e voltou a manter a distância do paraibano. Consciente e usando sua estratégia com perfeição, Pezão mantinha Hunt à distância com chutes e buscava golpes fortes, principalmente de direita. O neozelandês se valia apenas de socos isolados.

No segundo round Pezão começou buscando um chute alto aproveitando sua vantagem de altura. No contra-golpe, Hunt buscou os diretos de direita, mas a movimentação do brasileiro evitava que ele se tornasse um alvo fácil para o rival. Pezão também tentou um chute alto rodado, do qual o neozelandês desviou-se com facilidade. Na sequência, os dois buscaram golpes fortes, e Hunt acertou uma combinação de jab e direto no rosto do brasileiro, que sentiu, mas respondeu com um chute baixo. A luta diminuiu de ritmo, mas Pezão conseguiu acertar um forte chute no tornozelo esquerdo de Hunt, que sentiu claramente e passou a mancar até o fim do round.

Os lutadores voltaram para o segundo round com estratégias diferentes. Pezão se mantinha aplicando chutes e buscando magoar a perna esquerda do neozelandês. Já Hunt buscava encurtar a distância e levar a luta para a grade ou para o chão, provavelmente para tentar proteger a perna esquerda. O brasileiro tentava se afastar e aplicar golpes, mas Hunt acertou um belo direto de direita que derrubou Pezão. No chão, Hunt buscava dar sequência aos golpes e o brasileiro tentava ganhar tempo e se proteger de novos socos. Em inferioridade no round, Pezão apenas se defendeu das cotoveladas e socos do neozelandês até o fim do período.

O quarto round trouxe os lutadores mostrando algum cansaço, e Pezão parecia ainda abalado pelo castigo sofrido no round anterior. O brasileiro tentou levar a luta para o chão, mas Hunt defendeu e derrubou o paraibano, ficando por cima e tentando repetir o castigo do fim do terceiro round. A partir da segunda metade do round, a luta ficou espetacular, com golpes trocados de parte a parte, com vantagem para Pezão, que montou e passou a massacrar Mark Hunt até o fim do período. O "Super Samoano" mostrou coração e resistiu ao castigo bravamente.

No quinto e último round, após um abraço respeitoso no meio do octógono sob aplausos dos fãs, os dois lutadores mostravam cansaço, mas demonstravam um coração extraordinário. Trocando golpes duríssimos, os dois buscavam um nocaute que encerrasse a luta o quanto antes. Hunt usava os cotovelos, e o supercílio do brasileiro abriu e passou a sangrar muito, a ponto do árbitro Steve Perceval interromper o combate para que o médico analisasse o ferimento. Na volta à luta, Pezão conseguiu pressionar o neozelandês na grade, mas Hunt novamente aplicou golpes duros. Apenas no coração, o brasileiro se mantinha no combate resistindo ao castigo até o fim. Ao soar do fim da luta, os dois se abraçaram e foram aplaudidos de pé por toda a arena, inclusive por Bruce Buffer.

Postado por: Eduardo Bezerra / Globo.com

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza