Criança de 6 anos tem doador de rim, mas sem UTI não consegue cirurgia

Gleise Ferreira, mãe de Ithalo Cabriel, disse que o menino tem cada vez mais dificuldades para andar (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Gleise Ferreira, mãe de Ithalo Cabriel, disse que o menino tem cada vez mais dificuldades para andar (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Desde que nasceu, Ithalo Gabriel da Silva Câmara, de 6 anos, sofre de síndrome renal policística, uma doença que atinge os dois rins. Ele já tem um doador, mas ainda não conseguiu fazer a cirurgia por falta de UTI pediátrica em Natal. É o que mostra matéria que foi exibida nesta sexta-feira (29) no Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi.

“Na primeira ultra-sonografia, tive a surpresa de que ele ia nascer com cistos. Comecei a fazer o pré-natal com mais frequência e foi aí que ficou comprovada a doença”, relatou Gleise Ferreira, mãe do garoto. Além dos vários remédios que toma, o menino também faz diálise há um ano. O processo é feito em casa e dura 11 horas. Os médicos disseram que ele precisa de um transplante com urgência. “Quanto mais cedo ele sair dessa máquina, melhor é. Cada vez mais, ele tem dificuldades para andar. Por conta dos rins, os ossos dele estão atrofiando”, disse Gleise.

Gabriel já tem um doador. O professor de jiu-jitsu Cláudio Roberto trouxe esperança para a família. Entretanto, a cirurgia não aconteceu. O procedimento chegou a ser marcado para o último dia 26, mas acabou suspenso. O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), o único que atende pelo SUS em Natal habilitado para fazer o transplante, não possui UTI pediátrica, que é necessária para o pós-operatório.

Em entrevista ao Bom Dia RN, o diretor do HOUL falou sobre o problema. “Esse paciente só entra no centro cirúrgico se ele tiver a garantia de ter uma vaga na UTI pediátrica para fazer o pós-operatório imediato”, afirmou Stênio Gomes da Silveira. Ele ainda disse que não pode transferir o paciente para uma UTI adulta improvisada. “Esse improviso agrega risco”. O diretor ainda vetou a transição do paciente de um hospital para o outro, por também trazer riscos. “Ainda não há prazo para colocar a UTI pediátrica do HOUL em funcionamento”.

G1 RN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)