Coreia do Norte testa bomba de Hidrogênio

A Coreia do Norte realizou, neste domingo (3), seu sexto teste nuclear, o mais poderoso até à data, afirmando ter testado uma bomba de hidrogênio, em um novo desafio para Donald Trump, que criticou ações “hostis e perigosas”.

 

O presidente americano, que havia prometido “o fogo e a cólera” se Pyongyang continuasse a proferir ameaças contra Washington e seus aliados, considerou ainda que a política de “apaziguamento” com a Coreia do Norte está fadada ao fracasso.

Ele irá se reunir neste domingo com a sua equipe de Segurança Nacional, segundo a Casa Branca, enquanto o Tesouro americano vai preparar uma série de novas sanções.

Em um primeiro momento, as agências geológicas estrangeiras detectaram um terremoto de 6,3 de magnitude perto do principal local de testes nucleares da Coreia do Norte, em Punggye-Ri, no nordeste do país.

Logo em seguida, Tóquio confirmou se tratar de um teste nuclear. E algumas horas depois, uma apresentadora da televisão pública norte-coreana anunciou, em um tom de júbilo, “o teste de uma bomba de hidrogênio” que foi “um perfeito sucesso”.

A bomba, “de poder sem precedentes”, marca “uma ocasião muito importante, a de termos alcançado o objetivo final de fortalecer a força nuclear do Estado”, acrescentou.

A comunidade internacional não tardou a reagir. “A Coreia do Norte realizou um teste nuclear importante. Suas palavras e suas ações continuam muito hostis e perigosas para os Estados Unidos”, escreveu Trump no Twitter.

Pequim, Moscou, Tóquio, Seul e Paris condenaram esta nova violação das múltiplas resoluções da ONU exigindo o fim dos programas nuclear e balístico da Coreia do Norte.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza