Educação » Notícias

Com 9.500 vagas a menos, Prouni 2016 abre inscrições nesta terça-feira

O Prouni (Programa Universidade para Todos) recebe a partir desta terça-feira (19) as inscrições para 203.602 bolsas de estudo em instituições de ensino superior. São 9.511 vagas a menos que no ano passado, segundo o MEC (Ministério da Educação).

Ainda segundo o MEC, 97 instituições de ensino superior que participavam do Prouni em 2015 saíram do programa porque estão sob supervisão da pasta — elas tiveram nota de avaliação institucional inferior a 3 no IGC (Índice Geral de Cursos).

Em nota, o MEC afirma que “a exigência de qualidade do sistema para participar do Prouni e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) já atinge o total de 347 instituições, que estão impedidas de participar desses programas e sob supervisão do MEC”.

Em relação aos cursos, o número aumentou de 30.549 para 30.931.

Como participar

Os interessados devem se cadastrar exclusivamente pela internet na página do Prouni (http://siteprouni.mec.gov.br). O prazo termina às 23h59 (horário de Brasília) de 22 de janeiro.

Para fazer a inscrição no Prouni, o candidato deve ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Também não pode ter tirado zero na redação.

No momento da inscrição, é necessário informar o número de inscrição e a senha do Enem 2015 e o CPF. O candidato pode selecionar até duas opções de curso e instituição.

A primeira chamada de aprovados será divulgada no dia 25 de janeiro. A segunda será no dia 12 de fevereiro. Os candidatos ainda podem se inscrever para participar da lista de espera entre 26 e 29 de fevereiro.

Podem concorrer às bolsas os estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou que foram bolsistas integrais na rede particular. Para a bolsa integral, os candidatos devem comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Já para as parciais, a renda deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Professores do quadro permanente da rede pública de ensino, que concorrerem a cursos de licenciatura, também podem participar do Prouni. Nesse caso, não é necessário comprovar a renda.

Calendário do Prouni 2016

19 a 22/1 – inscrições;
25/1 – primeira chamada de aprovados;
12/2 – segunda chamada de aprovados;
26 a 29/2 – lista de espera.

UOL

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!