20 micro-ônibus param trânsito em Natal

 

 

Com apenas 20 micro-ônibus,  permissionários do sistema de transporte alternativo que atuam em Natal bloquearam ontem, durante quatro horas e meia, o trânsito das principais avenidas da capital e deixaram sem possibilidade de locomoção milhares de pessoas. Em uma ação simultânea, às 10h, motoristas de alternativos impediram o tráfego em três dos principais cruzamentos por onde passa a maioria das linhas de ônibus e mais de 60 mil dos veículos que trafegam diariamente entre os diversos bairros de Natal.

O protesto só terminou, com as vias liberadas, às 14h30, após o prefeito Carlos Eduardo concordar em receber uma comissão na sede da Prefeitura de Natal, às 21h de ontem. O objetivo do protesto era forçar a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) para revogar a autorização concedida a sete permissionários para atuarem em parceria com o Sindicato das Empresas de Ônibus de Natal (Seturn). Atualmente, 25 vans tem essa permissão.

O bloqueio dos cruzamentos da avenida Bernardo Vieira com a Romualdo Galvão, Prudente de Moraes e Salgado Filho reteve, em um cálculo estimado por baixo, cerca de 17 mil veículos durante quatro horas e meia. O número de pessoas prejudicadas é difícil de mensurar. Nem mesmo as autoridades sabiam estimar a extensão dos congestionamentos. Na Salgado Filho, sentido Zona Sul/Centro, por volta do meio dia os carros estavam parados na altura da entrada do complexo viário do Quarto Centenário. No sentido inverso, o congestionamento começava a altura do estádio Juvenal Lamartine.

Mesmo com a liberação das vias às 14h30, o trânsito nos bairros do Alecrim, Lagoa Nova e Tirol só voltou à normalidade por volta das 16h devido a quantidade de veículos retidos nos corredores principais e ruas secundárias. E também faltaram guardas e amarelinhos em vários cruzamentos para ordenar e orientar o fluxo.

O bloqueio surpreendeu a população. Os permissionários usaram 20 veículos para fechar os cruzamentos da avenida Bernardo Vieira com outras três principais vias — Senador Salgado Filho, Romualdo Galvão e Prudente de Morais. Os agentes de trânsito demoraram a chegar em quantidade suficiente aos locais, e formaram-se longas filas. Na Bernardo Vieira, sentido zona norte à zona sul, e Salgado Filho nos dois sentidos.

 

Clique aqui e veja mais imagens.

Postado por: Eduardo Bezerra / Tribuna do Norte

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza