Arquivos:

Natal » Rio Grande do Norte

PROGRAMAÇÃO PARA O FINAL DE SEMANA: Navio de pesquisa da Marinha do Brasil abre para visitação em Natal

Atracado no Porto de Natal, o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico ‘Vital de Oliveira’, da Marinha do Brasil, vai abrir para visitação neste sábado (13) e domingo (14), das 14h às 17h. O Porto de Natal fica no bairro da Ribeira, na Zona Leste da cidade. A entrada é gratuita.

O Vital de Oliveira, que possui a missão de estudar e monitorar áreas oceânicas do litoral brasileiro, foi adquirido em 2015 por meio de um Acordo de Cooperação firmado em 2012 entre a Marinha do Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Petrobras e a Vale, com o objetivo de ampliar a infraestrutura para pesquisa científica no Brasil, sobretudo quanto ao monitoramento e caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental de áreas oceânicas estratégicas.

O navio tem 78 metros de comprimento e pesa cerca de 4.200 toneladas. A tripulação é composta por 90 militares e 40 cientistas.

Natal » Notícias » Política » Rio Grande do Norte

INUSITADO: Médica do RN rasga receita após paciente idoso dizer que votou em Haddad para presidente

Uma médica que trabalha em um hospital público de Natal rasgou a receita que tinha acabado de fazer para um paciente idoso, de 72 anos, após ele responder que votou no candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad. O caso aconteceu nesta segunda-feira (8), um dia após o primeiro turno das eleições, e foi registrado por meio de boletim de ocorrência na 7ª Delegacia de Polícia de Natal, no bairro das Quintas, Zona Leste da capital. O caso foi confirmado pela própria médica, a infectologista Tereza Dantas, que declarou estar arrependida de sua atitude.

O paciente estava no Hospital Estadual Giselda Trigueiro, localizado também no bairro das Quintas. De acordo com o servidor aposentado da Saúde, que trabalhou na própria unidade com a médica, o caso aconteceu no início da manhã, por volta das 7h30.

Por telefone, a médica Tereza Dantas afirmou que passou o final de semana doente e pensou em faltar ao trabalho, por ainda estar se recuperando, mas resolveu ir e informou ao hospital que só atenderia os pacientes que já tinham agendamento. Entretanto, como conhecia o ex-servidor, decidiu atendê-lo também.

“Eu estava conversando com outras pessoas sobre a situação política do país e fiquei exaltada, no momento. Eu realmente rasguei (a receita), porque ele não votou no meu candidato. Fiz errado, não tenho dúvidas”, disse a médica. Ela afirmou que quer pedir desculpas ao paciente, mas ainda não conseguiu entrar em contato com ele.

O aposentado José Alves de Menezes – mais conhecido como Jean Menezes – afirmou que se sentiu constrangido com toda a situação.

José vai corriqueiramente ao hospital para pegar a receita de remédio que toma diariamente e afirma que já conhecia a médica, porque sempre que não encontra a especialista que o atende na unidade, recorre à servidora pública para pegar o documento. “Ela sempre me tratou bem. Já chegamos a trabalhar juntos”, lembra.

O aposentado disse que a médica o viu na unidade e pediu que ele esperasse, dizendo que já sabia o que ele queria. Após chegar até ele com a receita em mãos, perguntou em quem ele havia votado para presidente.

“Eu disse que votei no Haddad, ai ela disse: ‘pois então não dou mais a receita’, e rasgou. Duas ou três pessoas também viram”, conta o homem. “Respondi na inocência. Nem sabia quem era o candidato dela. Nunca votei no PT, nunca fui fanático por partido nenhum. Essa foi a primeira vez que votei nele”, acrescentou.

A médica declarou que se arrependeu da atitude antes da repercussão do caso, ainda na segunda, e tentou falar com o paciente, mas ele não a atendeu.

Justiça » Natal » Notícias » Rio Grande do Norte

ABANDONO: MPRN pede intervenção na Casa do Estudante em Natal

A pedido do Ministério Público do Rio Grande do Norte, a Justiça potiguar decretou, com tutela de urgência, a intervenção na Casa do Estudante, em Natal. O interventor nomeado é Durval de Araújo Lima, que será o administrador responsável por gerir temporariamente a entidade. Entre as medidas que devem ser adotadas imediatamente pelo interventor, está a elaboração de cadastro atualizado das pessoas que residem no imóvel. Já o pedido de extinção, que também foi formulado pelo MPRN, ainda não foi julgado.

Pela decisão da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, somente deverão permanecer residindo na instituição “quem efetivamente comprovar a condição de associado e estudante regularmente matriculado no ensino regular médio ou superior, com a comprovação de frequência”.

O interventor Durval de Araújo Lima, que será remunerado pelo Governo do Estado, deverá identificar os associados da Casa do Estudante, com a devida comprovação mediante fichas de associação. Ele tem que apresentar à Justiça e ao MPRN relatório bimestral da administração provisória contendo todas as informações e detalhamento de todas as atividades desenvolvidas.

Ainda na decisão, o Juízo da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal deferiu pedido do MPRN para que o Governo do Estado fique responsável pelos gastos de manutenção e funcionamento da Casa do Estudante, inclusive no tocante a pessoal (empregados terceirizados ou cessão de servidores), tendo em vista que o prédio onde funciona a instituição é tombado pelo Patrimônio Histórico.

Natal » Rio Grande do Norte

ELEIÇÕES 2018: Candidato a deputado estadual sofre tentativa de homicídio em Natal

O candidato a deputado estadual pelo Partido Verde (PV) do Rio Grande do Norte, Givaldo Melo sofreu uma tentativa de homicídio na noite deste sábado (6), após um comício. O caso aconteceu na Zona Norte de Natal.

Givaldo fez um comício entre os conjuntos Nova Natal e Nordelândia e em seguida foi embora em seu carro. Quando próximo à BR-101, foi abordado por dois homens que estavam em uma moto.

Eles começaram a atirar contra o veículo do candidato e depois fugiram. Givaldo não foi atingido pelos disparos, mas foi levado para o Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, para ser medicado. Ele passou mal após o ocorrido.

Natal

Campanha contra Pólio e Sarampo termina nesta sexta em Natal

A Campanha de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo termina nesta sexta-feira (28) em Natal. Pais e responsáveis podem levar seus filhos em qualquer unidade de saúde da capital potiguar para serem vacinados. Após o período, a vacina segue disponível nas unidades de saúde, de acordo com o estoque de cada unidade.

A SMS alerta que a vacinação é a única forma de impedir a propagação do vírus do sarampo, que voltou a circular no país, e evitar a reintrodução do vírus da paralisia infantil. Mesmo aqueles que já receberam as doses devem ser vacinados. A imunização contra o sarampo deve ser feita nas crianças de um até menores de cinco anos, independentemente de quantas doses tomou durante a vida.

Natal

Prefeitura convoca 44 novos temporários para Saúde

Há vagas em João Pessoa, Areia, Riachão, Cajazeiras e Pombal

A Prefeitura do Natal publicou no Diário Oficial do Município (DOM) a convocação de 44 novos profissionais temporários, classificados em vagas remanescentes do Processo Seletivo Simplificado de 2015. A convocação atende a necessidade temporária de excepcional interesse público de não interromper a prestação dos serviços da Rede de Atenção.

As categorias convocadas são para agente administrativo, técnico de enfermagem, enfermeiro, farmacêutico, técnico de radiologia, bioquímico e psicólogo.

Os candidatos deverão comparecer ao Setor de Acolhimento no andar térreo da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, localizada na Rua Fabrício Pedrosa, 915, Petrópolis, Natal, no prazo de 72 horas, a contar os dias úteis, a partir do dia 24 de setembro de 2018, no horário das 8h às 14h.

Natal

SMS inicia cadastro para castração de animais em Natal

A partir da próxima segunda-feira (24) até o dia 11 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), começará a cadastrar tutores de cães e gatos para a realização da castração desses animais.

O cadastro, que será feito através do seguinte endereço https://goo.gl/forms/JEaqJ6hpSWsObiv32, poderá ser realizado por tutores com idade mínima de 18 anos e que possuam a partir de cinco animais, sendo que apenas dois bichos serão esterilizados por campanha.

A primeira ação de esterilização animal será promovida em 20 de outubro, no Centro de Controle de Zoonoses da Zona Norte. Embora o cadastro conte com cães e gatos, inicialmente apenas os felinos machos, a partir dos seis meses e que tenham recebido a dose da antirrábica, serão contemplados.

Natal

Ministério Público pede intervenção e extinção da Casa do Estudante de Natal

O Ministério Público pediu a extinção da Casa do Estudante, que fica na Zona Leste de Natal. De acordo com a ação civil pública do MP, a casa não tem administração, não tem controle de moradores e não há como saber se quem mora lá é, de fato, estudante.

Os promotores querem que haja uma intervenção judicial para conduzir o fechamento da entidade.Segundo o MP, a última diretoria da Casa do Estudante do Rio Grande do Norte foi registrada em 2010 e, desde 2011, ao final do mandato dos diretores, não há administração.

Natal

Mutirão de saúde é promovido gratuitamente em Natal

As cooperativas do Ramo da Saúde de Natal realizam neste sábado (22) um mutirão de saúde na Escola Municipal Professor Ulisses de Góis, no bairro de Nova Descoberta, em Natal. Serão oferecidos serviços de saúde para a população.

A partir das 8h da manhã, médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos e parceiros irão disponibilizar, voluntariamente, serviços médicos variados (Aferição de Pressão Arterial, Glicemia Ginecologia, Pediatria, Atendimento Clínico, Orientações e esclarecimentos sobre procedimentos anestésicos), serviços odontológicos, oficina de primeiros socorros, orientação contra DSTs, além de atrações culturais.

As ações celebram o Movimento Dia de Cooperar e serão oferecidas pela Unimed Natal, Coopanest, Coopern Enfermagem e Uniodonto/RN A celebração do Dia C 2018 das Cooperativas de Saúde de Natal conta com o apoio da Organização das Cooperativas do RN (OCERN) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/RN). O evento tem a missão de reafirmar o compromisso das cooperativas brasileiras na busca por um mundo mais justo e igualitário.

Natal

Ciclo Natal de setembro será neste sábado

Nesta edição, o Ciclo Natal estará comemorando o Dia Mundial sem Carro. A data foi criada na França em 1997 como forma de promover a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, propondo que as pessoas repensem sobre a sua dependência em relação aos automóveis. Durante esse dia que é celebrado mundialmente, no dia 22 de setembro, as pessoas deixam seus carros em casa e utilizam meios alternativos de transporte, como: Caminhada, Bicicletas e Transportes Públicos.

A proposta é conscientizar a população natalense do uso consciente dos meios de transporte, e trazer a opção da bicicleta como alternativa ao automóvel, dessa forma, é indicado que os participantes se desloquem até a concentração com suas bikes, a pé ou com transporte público, para que eles também sejam agentes de mudança nesse dia de conscientização.

Últimos Eventos

06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!