Brasil » Corrupção

LAVA JATO: PF cumpre mandados em SP, Rio, BA e SC e leva tesoureiro do PT para depor

Material apreendido pela PF durante a nova fase da Lava-Jato chega ao pátio da sede da polícia no Rio - Gabriel de Paiva / Agência O Globo.

Material apreendido pela PF durante a nova fase da Lava-Jato chega ao pátio da sede da polícia no Rio – Gabriel de Paiva / Agência O Globo.

A Polícia Federal deflagrou na madrugada desta quinta-feira a nona etapa da Operação Lava-Jato e cumpre nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina 62 mandados contra investigados de corrupção ativa, lavagem de dinheiro, organização criminosa e fraude em licitação na investigação que apura desvio de verbas na Petrobras.

No total, a PF cumpre um mandado de prisão preventiva, três temporárias, 40 de busca e apreensão e 18 conduções coercitivas, quando a pessoa é conduzida até a delegacia para prestar depoimento. Entre estes últimos está o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, apontado como operador do esquema criminoso no depoimento do ex-gerente da estatal Pedro Barusco, que acusa o membro do partido de pedir propina.

Segundo a PF, contribuíram para esta nova etapa da operação as informações oriundas da colaboração de um dos investigados, além da denúncia apresentada por uma ex-funcionária de uma das empresas investigadas.A ação, que acontece após análise de documentos e contratos apreendidos, conta com 200 policiais e 25 servidores da Receita, tem como alvos centrais operadores do esquema responsáveis por pagamentos.

Segundo fontes ouvidas pelo GLOBO em Curitiba, um dos presos no Rio é um novo operador do esquema, que fazia papel semelhante ao do doleiro Alberto Youssef.

A PF confirmou durante coletiva realizada em Curitiba que os mandados de busca têm como alvo 26 empresas, sendo a maioria delas de fachada. A maior operação desta fase foi em Santa Catarina, onde foram cumpridas duas de três prisões temporárias de empresários que tinham negócios com a BR Distribuidora até 2014 na construção de tanques de combustível.

O Globo

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!