Jornalismo

Quebraram a Petrobras e o Pré-Sal não é mais nosso

Já virou rotina. Dilma sofreu nova derrota no Legislativo. Por 40 votos a 26, o Senado arrancou do modelo de exploração do óleo do pré-sal uma regra que o governo considerava imutável. Desobrigou-se a Petrobrás de ser a operadora única dos campos petrolíferos do pré-sal. Pela proposta, a estatal deixa de ser obrigada a ostentar uma participação de pelo menos 30% nos consórcios que operarão as jazidas em águas profundas. Dessa vez, a presidente foi derrotada pela realidade, não pelos senadores.

Estruturado no governo Lula, o assalto à Petrobras deixou a companhia em petição de miséria. E o lema do governo —‘O pré-sal é nosso’— sofreu um envelhecimento precoce, tornado-se um anacronismo ideológico. Estabeleceu-se uma ilusão paralisante. Sem dinheiro, a Petrobras nem explora o pré-sal nem pode desocupar as reservas. Cavalgando a ilógica, o senador tucano José Serra colocou em pé a solução intermediária. A participação da Petrobras passa a ser uma opção, não uma obrigação.

Dilma torcia o nariz para a novidade. Queria derrotar a proposta. Para não abandonar sua trincheira no Planalto, cancelou viagem que faria ao Rio de Janeiro nesta quarta-feira. Informada de que sua infataria, liderada pelo PT, seria esmagada, a presidente deu meia-volta. Negociou com o relator Romero Jucá a inclusão da Presidência da República no processo decisório sobre os campos do pré-sal.

A bancada petista no Senado decepcionou-se com a rendição de Dilma. Manifestantes de entidades como UNE e CUT, que faziam barulho nos corredores do Congresso, tornaram-se sócios da decepção. O projeto ainda será submetido ao crivo da Câmara. Mas Dilma já é vista como uma espécie de Vênus de Milo. Nos próximos dias, o petismo e seus adeptos travarão infindáveis debates sobre a forma como madame perdeu os braços.

JOSIAS DE SOUZA

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!