PETROBRAS: Cerveró cita propina de U$$ 100 milhões durante governo FHC

O ex-diretor de Internacional da Petrobras Nestor Cerveró afirmou a investigadores da Operação Lava-Jato que a compra do conglomerado de energia argentino Pérez Companc (PeCom) pela Petrobras, em julho de 2002, “envolveu uma propina ao governo FHC de US$ 100 milhões”. Cerveró atribuiu as informações a diretores da Perez Companc e a Oscar Vicente, executivo argentino que presidia a empresa na época da aquisição – que custou US$ 1,02 bilhão.

A declaração do ex-diretor da petrolífera foi feita antes que ele assinasse acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR), firmado em novembro. O Valor teve acesso com exclusividade ao documento sigiloso em que Cerveró faz a afirmação, apreendido no gabinete do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) durante ação de busca da Lava-Jato realizada em novembro de 2015.

Delcídio – diretor de Gás e Energia da Petrobras de 2000 a 2001e chefe de Cerveró na companhia – é acusado de obstruir a delação premiada de seu ex-subordinado e está preso preventivamente em Brasília.

A Polícia Federal (PF) investiga como o ex-líder do atual governo Dilma Rousseff no Senado teve acesso ao material secreto da investigação. O senador disse à PF, em depoimento, que assumiu o cargo de diretor da Petrobras “atendendo a convite do então presidente da República Fernando Henrique Cardoso, o qual lhe foi transmitido por Rodolpho Tourinho, que à época estava à frente do Ministério de Minas e Energia e era presidente do conselho de administração da Petrobras”. Tourinho, morto em 2015, era cota do PFL (atual Democratas) na petrolífera, partido que integrava a base aliada do governo FHC, e ligado ao senador baiano Antonio Carlos Magalhães – que morreu em 2007.

 


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza