Ouvidoria do IPEM/RN registra 42 denúncias no primeiro semestre e alerta para falsos fiscais

No primeiro semestre de 2014 a Ouvidoria do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte recebeu 42 notificações, entre denúncias e reclamações. Denúncias com relação ao funcionamento de bombas medidoras de combustíveis e balanças lideraram o ranking de reclamações dos usuários junto ao órgão no período de 1º de janeiro a 10 de julho, com os produtos pré-medidos e alimentos comercializados a peso vindo logo em seguida na lista de maiores demandas.

O ouvidor do órgão, delnmetro no Estado, Frederico Barbalho, lembra que também é importante registrar os acidentes de consumo, pois os dados são utilizados para referenciar a regulamentação de serviços e produtos pelo Inmetro. “É por meio desses números que a fiscalização é intensificada pelos órgãos delegados e a normalização de produtos e serviços é desenvolvida, trazendo mais segurança para o consumidor brasileiro”, acrescenta Frederico, reforçando que esse tipo de registro ainda não é muito comum no Estado e que as pessoas precisam se informar mais.

FALSOS FISCAIS
É preciso ficar atento à atuação de falsos fiscais no Estado, que vão às casas das pessoas se passando por agentes do IPEM/RN. Os falsários oferecem um “kit botijão”, composto por uma mangueira e um registro de botijão de gás, após se apresentarem como representantes de uma empresa legalizada para inspeção do equipamento na casa do cidadão.

“O IPEM não realiza fiscalizações em residências. Por isso o cidadão deve estar atento para não permitir a entrada desses falsos fiscais em suas casas”, alerta Frederico. O delegado ressalta que a verificação desses itens pelo IPEM é realizada apenas em fábricas e comércios.

DENUNCIE
Para receber denúncias ou reclamações, o órgão dispõe do número 0800-281-4054, com ligação gratuita para o cidadão de qualquer região do Estado; e do e-mail ouvidoria-ipem@rn.gov.br. Todas as denúncias são apuradas. Já para o registro de acidentes de consumo, a população pode acessar o endereço www.ipem.rn.gov.br e clicar no banner “Acidentes de Consumo”, que redireciona para o formulário na página do Inmetro.


Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza