Queda na venda de combustíveis nos postos pode chegar a 6% este ano

Quando o ano fiscal encerrar, em 31 de dezembro, os donos dos 580 postos de espalhados pelo RN saberão melhor o tamanho das perdas do setor em 2018 por conta da decisão da Petrobras de atrelar os preços dos combustíveis às cotações internacionais do barril de petróleo.

O presidente do Sindipostos do estado, Antônio Sales, aposta numa queda nas vendas entre 4% a 6% em relação ao ano passado. Embora a entidade não controle o que isso representará em matéria de dinheiro que deixou de circular, ele estima que pelo menos 10% dos postos potiguares trocaram de donos neste ano devido à crise.

Mesmo com a recuperação de parte da clientela com o último trimestre de baixas consecutivas nos preços dos combustíveis, com exceção do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), que não acusou quedas no período, os empresários do setor estão preocupados.

Na última quinta-feira, 13, metade dos mais de 170 donos de postos filiados à entidades compareceram a um almoço oferecido organizados de última hora em Natal pelo Sindispostos. Entre um prato e outro, o cardápio de assuntos dos empresários foi a crise, já com a informação inquietante de que o RN entrará 2019 com um rombo nas contas públicas de R$ 1,8 bilhão.

“Apesar do clima festivo, havia muito preocupação e tensão do ar, já que a grande maioria dos postos tem origem familiar e é de onde vem o sustento dos donos”, diz Antônio Sales.

Em média, o investimento de um posto é de R$ 1 milhão, não contabilizando o custo do terreno, que é muito variável. Com uma margem de lucro entre 12% e 13%, os empresários conversaram muito no almoço sobre a necessidade de uma política que favoreça o consumidor antes até de uma política que favoreça o negócio deles.

“Saímos de uma condição de controle dos preços do governo Dilma para uma de inteira subordinação à frenética variação dos preços internacionais do barril num estalar de dedos”, queixa-se o presidente do Sindispostos.

“Agora, o que precisamos do novo governo que entra em janeiro é uma política que incentive urgentemente o consumo e que nos tire dessa situação”, arremata Antônio Sales.

Agora RN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza