Professores aprovam indicativo de greve nos quatro campi da Ufersa

A decisão foi tomada nesta quinta-feira (24).

A decisão foi tomada nesta quinta-feira (24).

Por 140 a 34, os professores da Universidade Federal Rural do Semiárido aprovaram o indicativo de greve sem data prevista nos quatro campi da instituição. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (24/04) em assembleia geral realizada no auditório Amáncio Ramalho, no campus central em Mossoró.

Filiados ao Andes – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Nível Superior – os professores da Ufersa decidiram por retomar a greve deflagrada por quase 120 dias no ano de 2012, acompanhando diversas outras instituições federais que já deliberaram o indicativo de paralisação para os próximos dias.

Para o secretário regional do sindicato, José Domingues, o momento político vivenciado pelo país, bem como a realização da Copa do Mundo, é o momento ideal para uma mobilização geral, afim de pressionar o governo. “Desde a greve de 2012, nós não tivemos um momento tão propício para reivindicar nosso projeto de carreira, como agora!”, exclamou.

A paralisação tem como principal objetivo, melhorias no plano de carreira dos docentes de universidades federais. Além da Ufersa, diversas outras instituições, como a UFPB e a UFPR, já aprovaram indicativos grevistas.

Contudo, os professores continuam suas rotinas de trabalho, normalmente, até que uma data seja estabelecida para o início da greve efetiva. “Nós não temos um dia definido, por que estamos esperando a reunião nacional que acontecerá em Brasília nos dias 26 e 27 de abril”, comunicou Domingues. “Nesta reunião vai ser apresentado o quadro nacional de mobilização, e será discutido o calendário nacional da paralisação”, concluiu.

Após a reunião de Brasília, o sindicato se reunirá, novamente, com os docentes da Ufersa em assembleia para anunciar o dia de início da paralisação efetiva. Esta assembleia acontecerá no dia 8 de maio.

Durante a reunião desta quinta-feira (24) em Mossoró, a votação para aprovação da continuidade da greve foi bastante expressiva. Apenas, 5 professores foram contra e 2 se abstiveram, dos mais de 115 que estiveram presentes.

Os votos obtidos nos campi de Pau dos Ferros, Angicos e Caraúbas contribuíram para reforçar o desejo dos professores de reivindicar através de greve.

Josemário Alves - SOS Notícias do RN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza