Governo quer autorização para registrar rombo de quase R$ 100 bilhões em 2016

O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa.

O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa.

Pressionado pelo PT a fazer mais gastos para estimular a economia num momento em que as receitas estão em queda livre, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, informou, nesta quarta-feira, que vai pedir ao Congresso autorização para alterar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016 e registrar um rombo de R$ 96,65 bilhões, ou 1,55% do Produto Interno Bruto (PIB), nas contas públicas. Caso o Legislativo dê o sinal verde, este será o terceiro ano consecutivo de déficit primário.

Barbosa admitiu que “ninguém está confortável” com esse resultado e que ele vai elevar a dívida pública. Mas afirmou que um novo déficit é necessário diante da recessão atual. O ministro ponderou que o papel do governo é agir para estimular a economia para que haja uma recuperação da renda, do emprego e da arrecadação de impostos.

— Ninguém está confortável com um déficit desses, mas estamos indo para o segundo ano de retração. Com certeza isso vai acarretar num aumento temporário da dívida, mas, nesse momento, é necessário que o governo ajude a recuperar a economia. Se cortarmos ainda mais os investimentos, isso vai prejudicar a recuperação. Cabe ao governo estabilizar o emprego e a renda — disse ele.

O Globo

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza