Ibope/CNI: 59% dos brasileiros aprovam reforma da Previdência

Pesquisa Ibope encomendada pela CNI e divulgada nesta quarta-feira (8) mostra que 59% dos entrevistados concordam com a necessidade de reformar o sistema previdenciário, sendo que 31% concorda totalmente e 28% concorda em parte. Trinta e seis por cento disseram que discordavam do projeto, sendo que 23% discordam totalmente e 13% discordam em parte.

Entre os entrevistados, 36% disseram ter conhecimento amplo ou conhecer os principais pontos da atual proposta. Desse total, 51% disseram ser contrários a ela e 39% afirmaram ser favoráveis.

Os brasileiros entendem que a aposentadoria deve ocorrer em idade menores do que às propostas pelo texto da reforma da Previdência. Oitenta por cento das pessoas abordadas entendem que a aposentadoria deve ocorrer até os 60 anos. Para 22% dos que responderam, as pessoas deveriam se aposentar com 50 anos ou menos. Para 25%, a aposentadoria deveria ocorrer entre 51 e 55 anos e, para 33%, a idade para se aposentar está na faixa de 56 a 60 anos.

Setenta e nove por cento tem consciência de que alguns grupos de pessoas podem se aposentar com regras diferentes, como anos de contribuição, idade e valor máximo de aposentadoria. Em compensação, 14% dos brasileiros acreditam que as regras para a aposentadoria são iguais para todos.

Entre os entrevistados que já são aposentados, 65% concordam com a necessidade de reforma da Previdência, enquanto 27% discordam. Já entre os não aposentados, o percentual de concordância com a reforma é de 58% e de discordância, de 37%.

O Ibope entrevistou duas mil pessoas entre os dias 12 e 15 de abril em 126 municípios do país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com 95% de confiança.

Agência do Rádio

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza