Destaque

EUA liberam importação de carne brasileira suspensa desde 2017

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O Ministério da Agricultura informou nesta sexta-feira (21) que o governo americano liberou a importação de carne bovina in natura do Brasil.

A liberação foi anunciada ao governo brasileiro pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) e pelo FSIS (Serviço de Inspeção e Inocuidade Alimentar).

“Uma notícia que esperávamos com ansiedade há algum tempo e que hoje eu tive a felicidade de receber. É uma ótima notícia, porque isso traz o reconhecimento da qualidade da carne brasileira por um mercado tão importante como o americano”, disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Com isso, o Brasil poderá começar a enviar produtos de carne bovina in natura derivados de animais abatidos a partir desta sexta-feira (21). Mas o governo americano ainda deve enviar uma lista atualizada de estabelecimentos elegíveis certificados.
No comunicado encaminhado ao governo brasileiro, o FSIS disse que o Brasil corrigiu os problemas que levaram à suspensão.

As compras de cortes bovinos do Brasil foram suspensas pelos Estados Unidos em 2017, devido à identificação de abcessos provocados por reações no rebanho à vacina contra a febre aftosa.
Entre os motivos apresentados pelos EUA para manter as barreiras, também estavam problemas no processo de maturação e melhorias na coleta para testes microbiológicos.

Desde o início do ano passado, a ministra fez reuniões com o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, para tentar liberar o mercado da carne.

Em junho de 2019, uma missão veterinária dos EUA esteve no Brasil para inspecionar frigoríficos de bovinos e suínos. Mas não houve mudança de posição.

Em novembro, a ministra Tereza Cristina viajou aos EUA, mas deixou o país sem conseguir definição de prazo ou procedimento para a reabertura do mercado para a carne bovina in natura brasileira.

Por Folhapress


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!