Arquivos:

Currais Novos » Economia

Graças ao Proedi, Café Ouro Branco retoma atividades em Currais Novos

Com a reativação, o Grupo Vicunha irá gerar 30 empregos imediatos, podendo chegar a 90

O secretário adjunto de desenvolvimento econômico Silvio Torquato recebeu na manhã de hoje (13) o prefeito de Currais Novos Odon Júnior e um grupo de representantes do Grupo Atacadão Vicunha. Em pauta, a retomada da produção do Café Ouro Branco, no município de Currais Novos.

A reunião foi acompanhada pelo coordenador de desenvolvimento industrial (SEDEC) Téo Tomaz, que recebeu dos empresários a requisição de enquadramento no novo Programa de Estimulo ao Desenvolvimento Industrial do RN (Proedi), essencial para a reabertura da empresa. A marca Café Ouro Branco possui 70 anos de existência. Segundo os representantes, a empresa vinha passando por um período de dificuldades que teve início há 10 anos e se agravou nos últimos 5 anos.

Com a reativação, o Grupo Vicunha irá gerar 30 empregos imediatos, podendo chegar a 90 o número de empregos diretos gerados nos próximos meses graças ao enquadramento no Proedi. Segundo o secretário adjunto Silvio Torquato, o Programa beneficia a interiorização da indústria e concede, neste caso, entre 80% e 85% de abatimento no ICMS.

Participaram também da reunião o secretário chefe de gabiente de Currais Novos Rodolfo Barros de Lucena, e os representantes do grupo Atacadão Vicunha: Francisco Severiano, Ronaldo de Souza, Gileno Cortez e Isaac Cunha.

O presidente do Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem de Café (Sindicafe/RN) Eider Dantas comentou a notícia: “Foi com imensa alegria e satisfação que recebemos a informação de que Francisco Severiano, grande empresário de Currais Novos, adquiriu o controle da fábrica do Café Ouro Branco” declarou. Eider parabenizou o trabalho da governadora Prof. Fátima Bezerra e do secretário Jaime Calado, à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico pela implementação do Proedi, responsável por garantir novamente a competitividade do produto no mercado.

Blog do Ismael Medeiros
Currais Novos

CURRAIS NOVOS: Obras de pavimentação da Riacho do Trangola estão em fase final

A obra de pavimentação da Rua Riacho do Trangola, no bairro José Bezerra, está em fase final e será concluída nos próximos dias.

Ao todo, serão entregues à população cerca de 2 mil/m² de pavimentação com paralelepípedos, com um investimento da ordem de R$ 144mil, frutos de uma emenda da então senadora Fátima Bezerra.

A pavimentação irá beneficiar e facilitar a vida dos moradores da Riacho do Trangola e do bairro José Bezerra. Era um sonho antigo e uma obra aguardada há décadas pelos seus moradores.

Currais Novos

UFRN discute ações de cultura e arte em Currais Novos

Durante o evento será feito um diagnóstico e colhidas proposições culturais e artísticas

Maior espaço para divulgação da cultura e a arte. Essa é a proposta que está sendo discutida no Seminário de Arte e Cultura da UFRN que acontece no Solar das Artes, durante todo o dia de hoje (12).

Durante o evento, será feito um diagnóstico e colhidas proposições culturais e artísticas a serem realizadas na cidade de Currais Novos no próximo ano.

O Seminário é promovido pela UFRN, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e Núcleo de Arte e Cultura (NAC), e conta com o apoio da Fundação José Augusto (FJA), órgão ligado ao Governo do Estado do RN.

Estão envolvidas na ação as Secretarias de Cultura e de Educação do Estado e do município de Currais Novos, através da fundação Cultural José Bezerra Gomes, com participação de fóruns de cultura da região e representantes dos campi do interior (Facisa, Ceres Caicó e Currais Novos). Para a diretora do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), Teodora Alves, a proposta é construir o calendário de ações para o interior com a participação dos agentes culturais, das pessoas envolvidas com arte e cultura no âmbito de cada campus da UFRN e da comunidade externa.

O Seminário é organizado com debates de dois eixos diferentes, um voltado para as apresentações (espetáculos) e outro focado na formação, como realização de cursos e oficinas, construindo uma programação a curto e médio prazo.

“A ideia que a programação seja definida para todo o ano de 2020, mas vai depender dos debates com as pessoas que vivem nas localidades. Elas sabem o que necessitam nas áreas de arte e cultura e as instituições vão verificar as possibilidades institucionais e orçamentárias para implementação das ações”, ressalta Teodora.

Após o Seminário, será organizado um cronograma de ações, que envolverá o NAC, a Proex, outros departamentos da UFRN que lidam com arte e cultura, representantes dos campi e de movimentos culturais de cada lugar visitado e a Fundação José Augusto.

O evento foi proposto em reuniões do Comitê do Plano de Cultura e também do Conselho de Cultura, quando foi discutida a necessidade de realizar esse diagnóstico. Promover ações culturais no interior faz parte da Política de Interiorização da UFRN, que promove diversas ações nos campi e em cidades do RN.

Currais Novos

Assembleia realiza curso de Redação Oficial e atualização gramatical em Currais Novos

O curso, realizado nesta segunda-feira (11) na sede da AMSO, em Currais Novos, foi ministrado pela professora Doutora Célia Maria

Suprir a necessidade em compreender a funcionalidade da comunicação oficial, reconhecendo as formas, as categorias e estrutura, além do uso correto de tratamentos oficiais, fechos de comunicação e identificação de signatários, obtendo assim a aplicação adequada dos aspectos gramaticais na Redação Oficial, são objetivos do curso Redação oficial e atualização gramatical oferecido pela Assembleia Legislativa do RN, através da Escola da Assembleia, desta vez em parceira com a AMSO – Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental.

O curso, realizado nesta segunda-feira (11) na sede da AMSO, no município de Currais Novos, foi ministrado pela professora Doutora Célia Maria Medeiros, sendo esse o quinto curso dessa parceria que contribui para a qualificação e formação dos participantes seridoenses.

Para Célia Maria, o curso “coopera para a leitura e produção de sentidos pela escrita, sob os aspectos gerais da Redação Oficial, passando pela aplicação adequada dos pronomes de tratamento e contribuindo para uma ortografia acertada, como regula a Língua Portuguesa”.

O professor João Maria de Lima, diretor da Escola da Assembleia, esteve presente no encerramento do curso, parabenizou os participantes e apresentou o aplicativo “Escola da Assembleia”, disponível gratuitamente nas plataformas Android e IOS.

Blog do Ismael Medeiros
Currais Novos » Turismo

Antes de evento, potencial para turismo de aventura em Currais Novos será estudado

Para participar, é necessário ser ligado ao ecoturismo e turismo de aventura e se registrar no LINK.

O primeiro AdventureConnect do Nordeste do Brasil acontecerá em Natal, no dia 7 de novembro, de 19h às 22h. O gerente de Parceiros na América Latina da Adventure Travel Trade Association (ATTA), Diego Arelano, estará no Rio Grande do Norte para promover, junto com a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e o Sebrae/RN o primeiro AdventureConnect no Nordeste do Brasil. Para participar, é necessário ser ligado ao ecoturismo e turismo de aventura e se registrar no LINK.

A proposta do evento é reunir os profissionais que atuam em Natal e em todo o estado para uma ação de relacionamento e novas perspectivas a respeito do ecoturismo e turismo de aventura, aproveitando para reforçar laços e firmar novas parcerias. Além disso, Diego fará uma apresentação sobre a atuação mundial da ATTA e a importância de ter um destino inserido no portfólio da associação.

“Estou muito contente em realizar esse primeiro AdventureConnect do Nordeste no Rio Grande do Norte. O estado é conhecido por abrigar a maior formação de cavernas do país, tem algumas exuberantes regiões serranas e um grande parque arqueológico. Escutamos muito falar sobre sol e praia, mas acredito que o destino tenha um grande potencial para ser referência nos segmento de ecoturismo e turismo de aventura”, comentou Diego Arelano.

A participação de Diego faz parte de uma ação inédita da Emprotur, em parceria com o Sebrae/RN e trade turístico do estado, por meio do Projeto Investe Turismo, que está realizando um famtour com as principais associações e operadoras de turismo internacionais com atuação no Brasil. Intitulado “Caçadores do Pôr do Sol”, a ação está em sua segunda etapa.

Antes do evento, Diego Arelano irá desbravar o potencial para o turismo de aventura dos municípios de Serra de São Bento, Serra Caiada, Currais Novos, Santa Cruz, Carnaúba dos Dantas e Serra Caiada. Pelo caminho, o executivo terá a oportunidade de conhecer as belezas do Geoparque Seridó, o Açude Gargalheiras, o Canyons dos Apertados, o Sítio Arqueológico Xique-xique e algumas opções ligadas ao ecoturismo e turismo de aventura na região serrana do estado.

“Realizei uma visita técnica pelo interior e me surpreendi com o potencial para ecoturismo e turismo de aventura que o Rio Grande do Norte apresenta. Nesse sentido, começamos a desenhar estratégias com outros segmentos do turismo e queremos explorar todas as possibilidades de forma responsável e profissional, esperamos a curto prazo promover a interiorização do turismo no Rio Grande do Norte e fomentar novos negócios na cadeia produtiva do setor”, revelou o presidente da Emprotur, Bruno Reis.

Parte da missão da ATTA é servir como centro e facilitadora para negócios, destinos e mídia de ecoturismo e turismo de aventura, os AdventureConnects oferecem à comunidade uma chance de se conectar e crescer. Nesse sentido, a ação conta com o apoio do Sebrae/RN. “Estamos apoiando o evento não apenas pela visibilidade que ele trará para o segmento de ecoturismo e turismo de aventura no estado, mas também para conhecer mais empreendedores que atuam nessa área e incentivar a sua formalização e profissionalização”, revelou Yves Guerra, gestor do Projeto Investe Turismo do Sebrae/RN.

Blog do Ismael
Currais Novos

CURRAIS NOVOS: Paizinho Maria recebe hoje o ”Calçada Cidadã”

O Projeto Calçada Cidadã, projeto idealizado pelo Prefeito Odon Júnior e sua equipe gestora, estará hoje no bairro Paizinho Maria.

É através do “Calçada Cidadã” que a gestão municipal presta contas de suas ações e também escuta, diretamente da população, as demandas de suas comunidades.

Uma ação que tem ajudado a prefeitura de forma significativa na criação de uma pauta de ações e projetos voltados para o desenvolvimento do nosso município.

A ação irá acontecer na Escola Municipal Professora Socorro Amaral, a partir das 17h.

Currais Novos » Educação » Esporte

Abertura do JOMEC reúne grande público no “CJB”

Um grande público prestigiou na noite de ontem (04), a abertura oficial da XVII edição dos Jogos Municipais Esportivos e Culturais de Currais Novos – JOMEC, que aconteceu no Estádio Municipal Cel José Bezerra.

Com o tema “Esporte e meio ambiente: nesse jogo quem ganha é você!”, o evento de abertura foi marcado por várias apresentações culturais e contou com a presença de várias autoridades municipais.

Atletas da rede municipal, estadual e privada participaram da tradicional cerimônia de acendimento da pira olímpica.
O JOMEC 2019, que será realizada de 04 a 14 de novembro, terá uma vasta programação esportiva, dividida em 13 modalidades diferentes, com a participação de 3.100 atletas.

“A Prefeitura de Currais Novos realiza essa grandiosa competição esportiva para incentivar os atletas escolares, descobrir novos talentos e valorizar o esporte como agente transformador da sociedade. Nosso reconhecimento a Secretaria Municipal de Educação e Subcordenadoria de Esportes pela organização desse grandioso evento”, disse o prefeito Odon Júnior.

Currais Novos

CURRAIS NOVOS: Abertura do JOMEC será hoje

Tudo pronto para a abertura oficial da XVII edição dos Jogos Municipais Esportivos e Culturais de Currais Novos – JOMEC que acontece hoje, às 19h, no Estádio Municipal Cel José Bezerra.

A competição, que é uma das principais no calendário esportivo do município de Currais Novos, será realizada de 04 a 14 de novembro, com a participação de mais de 3 mil atletas de escolas municipais, privadas, estadual e Federal.

Com tema “Esporte e meio ambiente: nesse jogo quem ganha é você!”, o JOMEC 2019 contará com 13 modalidades diferentes: Futsal, Handebol, Society, Vôlei in door, Vôlei de duplas, Queimada, Xadrez, Natação, Judô, Badminton, Dama, Atletismo e Tênis de mesa.

Currais Novos

CURRAIS NOVOS: Município paga salários nesta quinta (31)

Nesta quinta-feira (31), a Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Finanças irá pagar a folha dos servidores municipais do mês de outubro.

A medida representa para a economia de Currais Novos, uma significativa injeção de recursos, na ordem de 2 milhões de reais.

O anúncio foi feito na tarde desta quarta (30) pelo Secretário Municipal de Finanças e Planejamento, Patrício Dantas. “A atual gestão tem conseguido manter o calendário de pagamento de seus servidores municipais em dia. Isso tem sido um grande desafio diante de todas as dificuldades financeiras”, afirma o secretário.

Patrício esclarece que os repasses do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, do mês de outubro tiveram redução na ordem de 25% em relação a setembro. “O FPM é uma das principais fontes de receita dos municípios e a diminuição nesses repasses nos últimos meses, em especial de setembro a outubro, tem dificultado nossa gestão financeira. Além disso, também houve diminuição do repasse do ICMS, em comparação ao mesmo período do ano passado. Mas, graças ao empenho de todos que fazem a atual gestão, temos conseguido equilibrar as finanças do município”, esclarece Patrício.

Currais Novos

Prefeitura de Currais Novos reúne entidades para descutir reuso de águas

O Vice Prefeito de Currais Novos, Anderson Alves, recebeu na manhã desta segunda-feira (28), no Gabinete do Palácio Raul Macedo, representantes de várias entidades para discutir a reutilização das águas servidas da cidade de Currais Novos.

No encontro estavam representando a empresa Cascar Brasil Mineração, a geóloga e responsável pelo Projeto Borborema, Jucieny Sousa e o também geólogo Nirlando Viana.

Representando a fábrica de Cimento ELO, Luciano Tertius, gerente de fábrica e o engenheiro e gerente de projetos, Fábio Magno. Pela CAERN estavam presentes: João Alberto, diretor de operações da Caern; Rosi Gurgel, gerente regional; Izaldo Breno, Coordenador de Sistema de Esgotos do Seridó; Adelson Santos, Chefe de Receita da Unidade de Currais Novos; e Flávio José, Chefe do Escritório Currais Novos.

O encontro teve por objetivo dar encaminhamento ao Protocolo de Intenções assinado semana passada pela Governadora Fátima Bezerra e a empresa Cascar Brasil, dentro do Projeto Borborema e também de conciliar o interesse de outra empresa, a Fábrica de Cimento ELO que já opera sua unidade de produção na cidade há alguns anos e que, também mostrou-se interessada na reutilização das águas servidas da cidade de Currais Novos. Ambas irão usar a água de esgoto em seus processos produtivos.

“Enquanto gestão, estamos cumprindo nosso papel de apoiar e de articular os interesses dessas empresas junto a Caern. As duas empresas estão prestes a fazerem grandes investimentos na nossa cidade, o que irá estimular de forma significativa o desenvolvimento econômico do nosso município. E o interesse em comum no uso da nossa água servida, mostra que ambas estão cumprindo seu papel no tocante a responsabilidade social e ao meio ambiente”, disse o vice prefeito Anderson.

“Executar um projeto de reutilização das águas servidas de um município inteiro é algo desafiador. A Caern está empenhada em executar este projeto, não pelo simples fato de ser um projeto pioneiro na região, mas pela grande importância social, econômica e também ambiental”, afirmou o diretor de operações da Caern, João Alberto.

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!