Arquivos:

Currais Novos

FESTA DE SANT’ANA: CDL, Paróquia e Prefeitura lançam programação da 24ª Feirinha de Sant’Ana. Evento acontecerá no dia 21 de julho

A tradicional “Feirinha de Sant’Ana” de Currais Novos terá sua 24ª edição no dia 21 de julho em grande estrutura que será montada na Avenida Cel. José Bezerra que receberá tendas, barracas e dezenas de expositores que irão comercializar produtos, artesanato e o melhor da nossa culinária. A programação do evento foi lançada na manhã desta segunda-feira (18) em coletiva de imprensa na Câmara de Dirigentes Lojistas, e contou com a presença do Presidente da CDL Currais Novos, Anderson Azevedo, do Padre Erivan Primo, e dos secretários municipais Rodolfo Lucena (Gabinete) e Ana Albuquerque (Desenvolvimento Econômico e Turismo).

O Secretário Executivo da CDL Currais Novos, Rudson Gomes, apresentou a estrutura que será montada na Feirinha, que contará com 63 espaços 3m x 3m (sem cobertura) e 26 tendas 6m x 6m, além do espaço destinado às culinaristas apoiadas pela Prefeitura Municipal, ambulantes e Espaço Kaiser. De acordo com o Padre Erivan, a feirinha já tomou grandes proporções. “A nossa Feirinha é reconhecida por ser um encontro de famílias e temos certeza que este ano será um sucesso”, comentou. Para Anderson Azevedo é fundamental o apoio da CDL no evento. “Nós vemos a Feirinha como um importante movimento cultural, social e principalmente econômico”, ressaltou. A Prefeitura é uma grande parceira na realização da Feirinha, como lembrou a secretária Ana Albuquerque. “Estamos dando total apoio através de todas as secretarias, e neste ano conseguimos incluir o evento no calendário de festividades divulgado pelo Ministério do Turismo”, comentou.

A Feirinha de Sant’Ana tem início às 12h com a apresentação de artistas voluntários e às 15h acontecerá a abertura oficial. No palco principal (Próximo ao Fórum), shows a partir das 15h30 com a banda Sons do Brasil, 17h com o Forrozão Tá Danado de Bom e às 20h o Forró Relabucho.

VENDAS

De acordo com a CDL as vendas dos espaços terão início às 9h desta quarta-feira (20) na CDL e será por ordem de chegada. Para os moradores, lojistas e instituições localizados na Av. Cel. José Bezerra, a CDL dará prioridade para a escolha dos espaços, que deverá ser feita até às 17h desta terça-feira (19). No dia da Feirinha de Sant’Ana, a organização lembra que todo o espaço estará interditado para o tráfego de veículos.

João Bezerra
Cultura » Currais Novos

Festival de Quadrilhas Juninas encerrou programação do FORRONOVOS 2018

A 23ª edição do FORRONOVOS se encerrou na madrugada desta segunda-feira (18) com o Festival de Quadrilhas Juninas – Categoria Tradicional que aconteceu no Palácio de Esportes “Cortez Pereira”, disputa que levou grande público para a “Arena do Forró” que ficou lotada para assistir as belíssimas e irreverentes apresentações. O Arraiá “Zé Matuto” se consagrou como grande campeão, seguido da representante curraisnovense “Eita Danado” e da natalense Arraiá Tradicional Renascer. No sábado (16), aconteceu a disputa entre as quadrilhas na categoria Estilizada, vencida pela “Junina Caiacós” de Caicó/RN, ficando a Brejo de Ouro de Brejinho/RN em segundo lugar, e a “Encanto Junino” de Santana do Matos/RN em terceiro.

O FORRONOVOS 2018 também contou em sua programação com diversos eventos. No sábado (16), aconteceu o “I Cão Drilhado” com a ONG amigos de Chiquinho, além da tradicional “Corrida da Fogueira” que teve a participação de centenas de atletas, entre crianças, adultos e idosos. No Geral Masculino, o campeão foi Adriano José dos Santos, seguido por Anderson Crisóstomo e Antônio Ferreira dos Santos. Na prova feminina, venceu Ana Catarina Amâncio de Oliveira, tendo em segundo lugar Lucicleide Gabriel de Assis e Sandra Maria Alexandre da Silva em terceiro.

Neste domingo (17), o Parque de Exposições “Dr. José Bezerra de Araújo” recebeu a tradicional prova da “Corrida de Jegue”, além da “Corrida da Galinha” e brincadeiras como “Quebra Panela”. Durante os quatro dias de evento, programação especial no Corredor Cultural “Sanfoneiro Antoin Mé”, na Avenida Cel. José Bezerra, além das barracas das culinaristas, artesanato, feira de cordel, e o “Pau de Sebo”. No Palco do Largo do Coreto Guarany, os shows na sexta (15) e sábado (16) também atraíram grande público.

GESTÃO

Prefeitura de Currais Novos realizará nove plenárias do Orçamento Participativo 2019

A Prefeitura Municipal de Currais Novos iniciará nesta quarta-feira (20) uma série de plenárias de discussão do “Orçamento Participativo 2019” que acontecerá em diversos bairros e comunidades rurais com o objetivo de reunir a população para o debate sobre as ações prioritárias para a gestão municipal no próximo ano. A primeira reunião nesta quarta-feira será na Escola Municipal Professor Humberto Gama (PHG) a partir das 18h30 e tem como público alvo os moradores dos bairros Gilberto Pinheiro, Antônio Rafael e Centro.

Todas as mobilizações devem contar com a participação de representantes de bairros e comunidades, e a meta destes encontros é discutir com a sociedade civil organizada as prioridades entre os programas e ações previstos no Plano Plurianual – PPA e na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO.

Programação das Plenárias do Orçamento Participativo:

1: 20 de junho (18h30) – Moradores dos bairros Gilberto Pinheiro, Antônio Rafael e Centro. Local: Escola Municipal Professor Humberto Gama

2: 25 de junho (18h30) – Moradores dos bairros Alto de Santa Rita e Paizinho Maria. Local: Ginásio Poliesportivo Elisão

3: 02 de julho (18h30) – Moradores do bairro Silvio Bezerra de Melo. Local: Escola Municipal Professora Trindade Campelo

4: 04 de julho (18h30) – Moradores dos bairros Radir Pereira e Parque Dourado. Local: Pátio da Paróquia de São Franciso

5: 09 de julho (18h30) – Moradores dos bairros Dr. José Bezerra e José Dantas. Local: Escola Municipal Gilson Firmino

6: 11 de julho (18h30) – Moradores dos bairros Walfredo Galvão e JK. Local: Centro de Convivência de Idosos (CCI)

7: 18 de julho (18h30) – Moradores dos bairros Santa Maria Gorete e Manoel Salustino. Local: Praça Tetê Salustino

8: 27 de julho (18h30) – Moradores da Comunidade Malhada da Areia. Local: Pátio do Restaurante Parada do Sertão

9: 30 de julho (18h30) – Moradores da Comunidade São Sebastião. Local: Pátio da Capela de São Sebastião

FINAL: 08 de agosto (18h30) – Plenária final com os delegados eleitos nas reuniões setoriais. Local: Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Currais Novos.

João Bezerra
Currais Novos » Saúde

Unidade Móvel “SESC Mulher” será instalada nesta quarta, 06, em Currais Novos

A Unidade Móvel “SESC Mulher” será instalada em Currais Novos nesta quarta-feira (06) no estacionamento da Rodoviária Municipal em solenidade a partir das 19h com a presença de autoridades, representantes do SESC e Fecomércio. A Carreta é uma realização do SESC e Fecomércio e conta com a parceria importante da Prefeitura de Currais Novos através da Secretaria Municipal de Saúde.

Será ofertado às mulheres entre 50 e 69 anos o exame de mamografia gratuitamente, assim como o exame preventivo gratuito para mulheres entre 25 e 64 anos. Em Currais Novos a meta é realizar 2.368 exames, entre mamografias e preventivos.

Para ter acesso aos exames não é necessário encaminhamento médico, e o agendamento será realizado apenas pelos Agentes Comunitários de Saúde das UBS de cada bairro. É necessário que a interessada nestes exames ao agendar a consulta apresente documentos como RG, Cartão SUS e comprovante de residência, além de preencher um formulário.

O Agente de Saúde é o único profissional responsável por garantir este agendamento, e os exames não serão avulsos por ordem de chegada, mas com dia e hora marcada pelo SESC que informará à cada paciente via Agente de Saúde.

Mais informações na Secretaria Municipal de Saúde, Carreta SESC ou com os Agentes Comunitários de Saúde. O horário de funcionamento da Unidade Móvel é: Segundas-feiras, das 10h às 12h e das 13h às 17h; Terças, quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Currais Novos » Política

Anderson Alves intensifica articulação de sua pré candidatura de deputado federal

Anderson tem conversado com populares de vários municípios

O vice prefeito de Currais Novos cada vez mais tem buscado fortalecer sua pré candidatura à câmara dos deputados. Nos últimos dias tem visitado diversas lideranças em vários municípios, apresentando as razões de seu desejo de disputar um mandato de deputado federal e a repercussão disso na crise de representatividade que vive a população.

Nesses encontros, Anderson tem procurado discutir os principais desafios que se colocam diante dos Brasileiros, em especial dos Potiguares.

Além disso, tem demonstrado a viabilidade eleitoral da sua possível candidatura e a necessidade de convencer as pessoas a participarem do processo democrático que se aproxima, escolhendo pessoas novas que representem a verdadeira mudança, do ponto de vista do conteúdo dessa representação e da renovação das ideias.

Cidadania » Currais Novos

CIDADANIA: Currais Novos recebe Sesc Saúde Mulher

A unidade móvel Sesc Saúde da Mulher chega a Currais Novos para ficar 47 dias na cidade. Mamografias, preventivos e orientações sobre saúde sexual feminina serão realizados gratuitamente pelo projeto do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio. A cerimônia de instalação acontecerá no dia 06 de junho, às 19h, na Av. Teotônio Freire, 346-460, Manoel Salatino, onde a unidade permanecerá até o dia 10 de agosto.

A meta do projeto é realizar 2.368 exames, sendo 1.184 mamografias e 1.184 preventivos (também conhecidos como Papanicolau). Enfermeira, educadora em saúde, técnica de radiologia, médica e artífice compõem a equipe que assistirá às mulheres. A estrutura é equipada com consultório ginecológico, sala de mamografia com mamógrafo digital, banheiro, sala de atendimento e área externa para orientações sobre saúde.

Os agendamentos dos exames já estão sendo realizados no município por meio dos agentes de saúde e também poderão ser feitos na própria unidade. Podem realizar o exame preventivo as mulheres com idade entre 25 e 64 anos. Já a mamografia pode ser realizada por mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.

Os documentos necessários para o agendamento dos serviços são RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. O horário de funcionamento da unidade é às segundas-feiras das 10h às 12h e das 13h às 17h; de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Sobre o projeto

O RN foi pioneiro no país ao receber, em 2012, de forma inédita, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher, à época um projeto piloto. Desde então, das mais de 45 mil mulheres atendidas, cerca de 757 detectaram alguma alteração a partir dos exames ofertados pelo projeto e foram encaminhadas para o serviço público de saúde para dar continuidade ao tratamento.

Currais Novos » Protestos

Segundo Sindipostos, situação de abastecimento do RN só será normalizada em uma semana

Posto de combustíveis em Currais Novos, nesta terça (29). Foto: Jean Souza

A desobstrução da BR-406, em João Câmara, efetuada por órgãos da força de segurança na tarde desta terça-feira (29) não será suficiente para normalizar integralmente a distribuição dos combustíveis no Rio Grande do Norte.

De acordo com informações de Antônio Sales, diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do RN (Sindipostos-RN), ainda existem pontos de bloqueio em rodovias em outros estados que impedem de chegarem aos reservatórios potiguares diesel S-10 e etanol hidratado, escassos hoje no Estado.

“Apesar da desobstrução da BR-406, só conseguiremos enviar para os postos gasolina comum, gasolina aditivada e diesel S-50, combustíveis que temos estocados em nossa base de reabastecimento em Guamaré. Já etanol hidratado e diesel S-10 ainda dependem de desbloqueios de vias em Pernambuco, Ceará e Paraíba que ainda impedem destes combustíveis de chegar ao RN. Por isso, estimamos que a situação se normalize de 4 a 6 dias”, avaliou o diretor.

Currais Novos » Protestos » Trânsito

TODOS NA LUTA: Caminhoneiros fazem protesto e interditam BR em Currais Novos por 48 horas

A BR 427, próximo a Currais Novos, mais precisamente no “Trevo de São Vicente”, está interditada para o tráfego de caminhões.

O ato tem como protesto as constantes altas no preço do diesel. Os manifestantes prometem interditar a BR por pelo menos 48 horas.

O tráfego será liberado apenas para carros pequenos, caminhão que transporta oxigênio para o hospital e os pequenos cargueiros que carregam medicamentos. Caso necessite de combustível para o posto que abastece as viaturas, ambulâncias e veículos que transportam os pacientes que fazem hemodiálise, o caminhão que carrega combustível também será liberado.

Ontem o protesto ocorreu a tarde na BR 226, em frente ao Posto Toscano.

Arte » Cultura » Currais Novos

CULTURA: Em parceria com artistas, Prefeitura recupera antigo prédio para instalar “Solar das Artes”

O antigo prédio na esquina da Avenida Cel. José Bezerra com a Praça Tomaz Salustino em Currais Novos abrigará um novo centro cultural em breve. Em visita ao espaço nesta segunda-feira (21) o Prefeito Odon Jr conferiu a recuperação que está sendo realizada no local através da parceria da Prefeitura com os artistas locais. “Estive hoje com Ronaldo Gomes, Presidente da Fundação Cultural José Bezerra Gomes, e com o produtor cultural Francinaldo Moura, no espaço que será destinado para um espaço cultural, o ‘Solar das Artes”, comentou o Prefeito Odon Jr, lembrando também que esta foi uma sugestão da vereadora Tércia Leda.

Construído em 1924, o prédio de dois pavimentos foi moradia de Aproniano Pereira, Fórum Municipal e Secretaria Municipal de Administração. No pavimento superior terá uma Pinacoteca com exposição de artes, salas para aula de violão, flauta, ensaio de bandas, aula de dança, espaço para oficinas de artes e realização de eventos culturais. “A Prefeitura tem buscado valorizar a cultura local ampliando os espaços culturais de formação e socialização dos artistas e comunidade”, disse o Prefeito Odon Jr.

João Bezerra
Agricultura » Currais Novos

Premiação do Torneio Leiteiro encerrou programação da XXI EXPONOVOS

Uma das tradições da programação da Exposição Agropecuária de Currais Novos – EXPONOVOS, o Torneio Leiteiro retornou ao calendário do evento após alguns anos sem a realização da competição, e nesta 21ª edição contou com uma boa participação de pequenos e médios produtores do município. Na manhã deste domingo (20), durante o encerramento da exposição, o Prefeito e Vice-Prefeito de Currais Novos, Odon Jr e Anderson Alves, entregaram a premiação aos vencedores do torneio.

“O sentimento dos organizadores e das pessoas que participaram é que o evento cresceu em público e organização”, disse o Prefeito Odon Jr sobre a EXPONOVOS 2018, que neste ano aconteceu em maio e não mais em julho, o que valorizou o calendário de eventos neste início de ano. Para o Vice-Prefeito Anderson Alves, o sucesso do evento se deu à união de esforços. “Resgatamos o potencial desta exposição e realizamos uma das edições mais participativas de todas”, comentou.

Na categoria “Vaca Adulta”, venceu o animal “Lenço Branco”, do proprietário José Marcelo. Entre as “Vacas Jovens”, a vencedora foi “Franchita”, do proprietário Jorge Maurício Freire Mororo.

A EXPONOVOS é uma realização do Governo do Estado através da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), com apoio da Prefeitura Municipal de Currais Novos, EMPARN, EMATER, IDIARN, AGN, Secretarias Municipais da Prefeitura de Currais Novos, Sistema S, FAERN, SENAR, SEBRAE, Banco do Brasil e do Nordeste, Associações de criadores, ANCOC, ANORC, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Currais Novos, CDL, laticínios Sertão Seridó e Master Leite, e apoios da Polícia Militar, Civil, SAMU e Socorristas.

João Bezerra

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!