Arquivos:

Currais Novos » UFRN

Conselho da UFRN aprova proposta de Faculdade em Currais Novos

A diretora do Ceres, Sandra Kelly de Araújo, considerou que a aprovação de hoje é fruto de décadas de sonhos e anseios da comunidade de Caicó e de Currais Novos

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Rio Grande do Note (UFRN) aprovou, nesta terça-feira (4), a proposta de criação da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS), por desmembramento do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres). A decisão tem o objetivo de fortalecer o campus de Currais Novos em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

De acordo com a UFRN, a aprovação da proposta da FELCS se deu após uma antiga discussão sobre a reestruturação do Ceres Currais Novos, para criação de uma nova Unidade Acadêmica Especializada, “com o intuito de dar identidade, distinguindo a Faculdade dos demais campi da UFRN, considerando sua história e sua relevância regional; de conquistar autonomia administrativa e financeira; de ampliar a oferta de cursos de graduação e de pós-graduação; entre outros objetivos”.

Nesse sentido, a FELCS construirá uma identidade voltada, especialmente, para a área das Engenharias, visto que está em trâmite a pactuação de vagas para o curso de Engenharia de Produção, bem como irá manter cursos na área de Letras e Ciências Sociais.

A diretora do Ceres, Sandra Kelly de Araújo, considerou que a aprovação de hoje é fruto de décadas de sonhos e anseios da comunidade de Caicó e de Currais Novos, por concretizar um avanço no processo de interiorização do ensino público superior. Para o vice-diretor do Ceres, Alexandro Teixeira Gomes, a aprovação é um marco histórico para a UFRN, confirmando o compromisso institucional com a interiorização.

Ainda segundo a UFRN, a proposta de criação da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS) ainda passará pelo Conselho de Administração (Consad) e pelo Conselho Universitário (Consuni).

Campus Currais Novos

Até a aprovação da proposta da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS), a estrutura do Ceres Currais Novos é composta por dois departamentos – Departamento de Letras (DLC), que abriga dois cursos de licenciatura (Letras Português/Inglês e Letras Língua Espanhola) e um curso de Mestrado Profissional; e o Departamento de Ciências Sociais e Humanas (DCSH), que abriga dois cursos de bacharelado, Administração e Turismo.

No âmbito da pós-graduação stricto sensu, há o Programa (em rede nacional) de Mestrado Profissional em Letras, além de sediar um Polo de Ensino a Distância, com a que oferta de nove cursos de licenciatura (Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química e Pedagogia).

Blog do Ismael Medeiros
Currais Novos » Saúde

CURRAIS NOVOS: Saúde municipal recebe doações de oxímetros do Banco Itaú

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na manhã desta terça-feira (04), um reforço importante nas ações de enfrentamento à Covid-19.

Como parte das ações do movimento Todos pela Saúde, lançado pelo Itaú Unibanco, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu a doação de 29 oxímetros, que serão distribuídos para as Unidades Básicas de saúde.

De acordo com a Secretária Alana Moraes, os novos aparelhos, que avaliam a quantidade de oxigênio no sangue do paciente, irão reforçar o quantitativo já existente no Município, garantindo um suporte a mais no atendimento de casos, tanto de Covid-19 (indicando um dos principais sintomas, a falta de oxigênio no sangue, mesmo quando não há falta de ar, tratando o paciente precocemente) quanto nos demais procedimentos que exijam cuidados especiais, como sintomas iniciais suspeitos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e problemas cardíacos.

Os novos oxímetros serão distribuídos de imediato nas unidades de Atenção Básica do município e também no Ponto Socorro Municipal, que fica no Hospital Regional Mariano Coelho.

“Uma ação importante e muito positiva para nossa Rede Municipal de Saúde. Agradecemos a doação do Itaú, que demonstra o quanto as instituições privadas estão cientes de seu papel no enfrentamento da pandemia e comprometidas com a responsabilidade nessas ações, que não cabe apenas ao poder público ou à área de saúde, mas a todos. E, nesse sentido, toda ajuda é bem-vinda”, comentou o Prefeito Odon Júnior.

Currais Novos

Currais Novos: Saúde divulga quantidade de atendimentos de julho

De acordo com o relatório divulgado pela Coordenação do PS, foram realizados um total de 987 atendimentos, com uma média diária de cerca de 31 atendimentos

A Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA divulgou na manhã desta segunda-feira (03), os números de atendimentos realizados no Pronto Socorro Municipal, que fica no Hospital Regional Mariano Coelho, no mês de julho. De acordo com o relatório divulgado pela Coordenação do PS, foram realizados um total de 987 atendimentos, com uma média diária de cerca de 31 atendimentos.

O Pronto Socorro Municipal recebeu recentemente melhorias na sua pintura e parte elétrica; algumas melhorias como a aquisição de 12 novas camas hospitalares e mobiliários, criando com isso seis leitos, sendo quatro clínicos e dois semi-intensivos com respiradores, destinados à pacientes leves/moderados de COVID-19, conforme Plano de Contingência do Seridó; e três novos cilindros de oxigênio.

Currais Novos

CURRAIS NOVOS: Prefeitura conclui a pavimentação da Rua Oscar Alberto

As obras de pavimentação executadas pela Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, estão em ritmo acelerado.

Na tarde desta quinta-feira (30), o Prefeito Odon Júnior entregou, ao lado de lideranças da comunidade e de forma simbólica por causa da pandemia do novo coronavírus, mais uma rua que tece sua pavimentação concluída na última semana: a Rua Rua Oscar Alberto, que dá acesso à escola Municipal Socorro Amaral, no Bairro Paizinho Maria.
Nessa rua, a Prefeitura investiu com recursos próprio, 34 mil reais, na pavimentação de 535m².

“Essa era uma reinvindicação antiga dos moradores do bairro. É um importante acesso para a Escola Socorro Amaral, que é utilizado por quase 500 alunos e suas famílias”, comentou o Prefeito Odon Júnior, que fez questão de destacar o esforço de sua equipe gestora, que tem se empenhado na produção, conclusão e destravamentos de vários projetos estruturantes de grande importância para o município.

Coronavírus » Currais Novos

Covid: Mais 19 casos são confirmados em Currais Novos

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, confirma na manhã desta sexta-feira (31), mais dezenove (19) novos casos de Covid19 no município de Currais Novos.

Os novos casos são:

O 487º caso, trata-se de paciente do sexo masculino, faixa etária entre 31 e 40 anos, diagnosticado via teste rápido;
O 488º caso, trata-se de paciente do sexo masculino, faixa etária entre 51 e 60 anos, diagnosticado via teste rápido;
O 489º caso, trata-se de paciente do sexo feminino, faixa etária entre 31 e 40 anos, diagnosticado via teste rápido;
O 490º caso, trata-se de paciente do sexo feminino, faixa etária entre 21 e 30 anos, diagnosticada via RT-PCR;
O 491º caso, trata-se de paciente do sexo feminino, faixa etária entre 31 e 40 anos, diagnosticada via RT-PCR;
O 492º caso, trata-se de paciente do sexo feminino, faixa etária entre 51 e 60 anos, diagnosticada via RT-PCR;
O 493º caso, trata-se de paciente do sexo masculino, faixa etária entre 31 e 40 anos, diagnosticado via RT-PCR;
O 494º caso, trata-se de paciente do sexo masculino, faixa etária entre 41 e 50 anos, diagnosticado via RT-PCR;
O 495º caso, trata-se de paciente do sexo feminino, faixa etária entre 41 e 50 anos, diagnosticada via RT-PCR;
O 496º caso, trata-se de paciente do sexo feminino, faixa etária entre 21 e 30 anos, diagnosticada via teste rápido;
O 497º caso, trata-se de paciente do sexo feminino, faixa etária entre 51 e 60 anos, diagnosticada via teste rápido;
O 498º caso, trata-se de paciente do sexo feminino, faixa etária entre 61 e 70 anos, diagnosticada via teste rápido;
O 499º caso, trata-se de paciente do sexo masculino, faixa etária entre 41 e 50 anos, diagnosticado via teste rápido;
O 500º caso, trata-se de paciente do sexo masculino, faixa etária entre 31 e 40 anos, diagnosticado via teste rápido;
O 501º caso, trata-se de paciente do sexo feminino, faixa etária entre 71 e 80 anos, diagnosticado via teste rápido;
O 502º caso, trata-se de paciente do sexo masculino, faixa etária entre 41 e 50 anos, diagnosticado via teste rápido;
O 503º caso, trata-se de paciente do sexo masculino, faixa etária entre 71 e 80 anos, diagnosticado via teste rápido;
O 504º caso, trata-se de paciente do sexo feminino, faixa etária entre 31 e 40 anos, diagnosticado via teste rápido;
E o 505º caso, trata-se de paciente do sexo feminino, faixa etária entre 41 e 50 anos, diagnosticada via teste rápido.

Os casos suspeitos e confirmados continuam sendo monitorados pelas equipes da Vigilância em Saúde do município e se encontram em isolamento domiciliar.

A Vigilância em Saúde ressalta ainda que o descumprimento do isolamento poderá acarretar em punição civil, administrativa e penal dos agentes infratores.

Currais Novos

Empreendedores de Currais Novos são atendidos com programa de microcrédito

A assinatura dos contratos e liberação dos financiamentos foi realizada na manhã desta quarta-feira

Numa parceria entre a Prefeitura de Currais Novos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMTUR) e a Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN-RN), oito empreendedores currais-novenses foram beneficiados com o Programa de Micro Crédito do Empreendedor – PME, do Governo do Estado.

A assinatura dos contratos e liberação dos financiamentos foi realizada na manhã desta quarta-feira (29), na Sala do Empreendedor, que fica no prédio da SEMTUR e aconteceu sem formação de filas, respeitando o distanciamento social e todas as diretrizes de segurança sanitária necessárias à proteção de colaboradores e beneficiários, onde na ocasião, foram entregues os cheques num investimento da ordem de 27,5 mil reais.

O Microcrédito Empreendedor é uma linha de crédito subsidiado oferecido pela AGN/RN. Tem como objetivo apoiar o empreendedorismo potiguar através de ações de mobilização, apoio financeiro, voltados para ocupação e renda com sustentabilidade nos diferentes setores da economia.

O Programa contempla empreendedores formais e informais que queiram montar ou ampliar os seus negócios, em condições de competitividade e sustentabilidade, podendo ser feito como pessoa física ou jurídica.

Ainda de acordo com Márcia, proprietários de empreendimentos informais e formais do Estado, em diversos setores da economia, têm procurado a AGN para buscar suporte financeiro e capital de giro para manutenção dos seus respectivos negócios através de operações de crédito com condições especiais em razão da pandemia do Covid-19 que tem impacto a atividade econômica no RN.

As ações da AGN atendem especialmente autônomos, micro e pequenos empreendedores e vão desde a ampliação da margem de financiamento para microempreendedores individuais (MEIs) até a possibilidade de pausa na cobrança de financiamentos ativos e adimplentes, dentre outras medidas.
Ao todo, 110 empreendedores currais-novenses já foram beneficiados pelo programa, que já investiu recursos na ordem de 390,4 mil reais na cidade.

Confira as principais medidas adotadas pelo programa da AGN:

• Suspensão sob demanda do cliente pelo prazo de 90 dias do pagamento de parcelas de financiamentos adimplentes;

• Carência de até 90 dias para novas operações de Microcrédito nos diversos segmentos da economia potiguar para operações contratadas até dezembro de 2020;de crédito de até R$ 5 mil por produtor rural da agricultura familiar;

• Criação de linha de crédito de até R$ 6 mil (empreendedor informal) e até R$ 12 mil (empreendedor formalizado) para profissionais do transporte escolar e uma carência de até seis meses;

• Criação de linha de crédito de até R$ 50 mil (via FNE) para escolas realizarem adequações sanitárias e de biossegurança contra o Covid-19 para retomada das atividades. Carência pode chegar até 12 meses;

• Criação de linha de crédito de até R$ 50 mil (via FNE) para academias, boxes de crossfit, estúdios de pilates e outros estabelecimentos destinados à prática de atividade física realizarem adequações sanitárias e de biossegurança contra o Covid-19, para retomada das atividades. Carência pode chegar até 12 meses;

• Criação de linha de crédito CredJovem a partir de Cooperação técnica entre AGN e a Secretaria de Mulheres e Juventude, SEBRAE e SEDRAF para atender a juventude empreendedora;

• Operacionalização do FUNGETUR – Fundo Geral de Turismo, a partir de recursos do Ministério do Turismo através de linhas de crédito para o segmento do Turismo. Recursos disponíveis na ordem de R$ 13 milhões para serem investidos prioritariamente através de crédito para capital de giro;

• Ampliação do limite de financiamentos de até R$ 6 mil para até R$ 12 mil para Microempreendedores Individuais (MEI) a partir de 13 de abril de 2020;

• Ampliação do limite de financiamentos de até R$ 3 mil para até R$ 6 mil para profissionais informais de atividades comprovadamente ligadas ao turismo e carência de até seis meses, para operações contratadas até dezembro de 2020;

• Ampliação do limite de financiamento de até R$ 6 mil para até R$ 12 mil para profissionais formalizados (Microempreendedor Individual-MEI). Operações com carência de até seis meses para contratos assinados até dezembro de 2020;

• Investimento total previsto de cerca de R$ 32,4 milhões na economia do Rio Grande do Norte a partir de recursos próprios da AGN-RN, assim como, da intermediação de recursos de instituições parceiras, entre outras ações.

Coronavírus » Currais Novos

Covid: Mais 8 casos são confirmados em Currais Novos

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, confirma na manhã desta quarta-feira (29), mais oito (08) novos casos de Covid19 no município de Currais Novos.

Os novos casos são:

O 466º caso, trata-se de paciente do sexo masculino, faixa etária entre 21 e 30 anos, diagnosticado via teste rápido;
O 467º caso, trata-se de paciente do sexo feminino, faixa etária entre 21 e 30 anos, diagnosticada via teste rápido;
O 468º caso, trata-se de paciente do sexo masculino, faixa etária entre 51 e 60 anos, diagnosticado via teste rápido;
O 469º caso, trata-se de paciente do sexo masculino, faixa etária entre 41 e 50 anos, diagnosticado via teste rápido;
O 470º caso, trata-se de paciente do sexo feminino, faixa etária entre 31 e 40 anos, diagnosticada via teste rápido;
O 471º caso, trata-se de paciente do sexo feminino, faixa etária entre 31 e 40 anos, diagnosticada via teste rápido;
O 472º caso, trata-se de paciente do sexo feminino, faixa etária entre 0 e 10 anos, diagnosticada via teste rápido;
E o 473º caso, trata-se de paciente do sexo masculino, faixa etária entre 31 e 40 anos, diagnosticado via teste rápido.

Os casos suspeitos e confirmados continuam sendo monitorados pelas equipes da Vigilância em Saúde do município e se encontram em isolamento domiciliar.

A Vigilância em Saúde ressalta ainda que o descumprimento do isolamento poderá acarretar em punição civil, administrativa e penal dos agentes infratores.

Currais Novos

Cosern moderniza rede elétrica de Currais Novos para reforçar segurança com a população

Obra faz parte do planejamento anual da Cosern para região

A Cosern intensificou o trabalho de modernização da rede elétrica na cidade de Currais Novos, na Região do Seridó, para reforçar a segurança com a população e aumentar a confiabilidade do sistema elétrico do município.

No total, estão sendo substituídas 7,1 quilômetros de redes antigas por novas (mais seguras e de melhor convívio com galhos de árvores, evitando podas desnecessárias) no Centro e no Bairro Parque Dourado.

A obra, que faz parte do planejamento anual da Cosern para a região, já substituiu 0,4 quilômetros de redes antigas por novas entre a Praça Cristo Rei e o Mercado Público municipal. Durante o trabalho, o fornecimento de energia elétrica é interrompido para o menor número possível de clientes, que são avisados previamente sobre o desligamento.

As próximas etapas da obra serão realizadas na Av. Teotônio Freire, no trecho entre o Hospital Regional Dr. Mariano Coelho e o escritório da Caern, e em todo o bairro residencial Parque Dourado.

A Cosern reforçar a orientação de segurança para que a população sempre mantenha distância da rede elétrica. Para outras orientações de segurança, acesse o site www.cosern.com.br

Agora RN
Currais Novos

CURRAIS NOVOS: Mias uma rua começa a ser pavimentada no bairro Paizinho Maria

Na manhã desta última  sexta-feira (24), o Prefeito Odon Júnior e o Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Lucas Galvão, visitaram a Rua Zé de Inês, no bairro Paizinho Maria.

No local, teve início essa semana a obra de pavimentação que faz parte de um pacote de 14 ruas, fruto de uma Emenda Parlamentar da então Senadora Fátima Bezerra, onde serão investidos R$ 20.833,32 na pavimentação de 318,85m² e 50,10m² de calçadas.

A aposentada Josefa Azevedo, de 81 anos, moradora da Zé de Inês, está numa felicidade só. “Moro aqui há muitos anos. E todo ano sofremos muito, principalmente na época do inverno, quando um rio se forma, trazendo muita lama. Estou muito feliz com a chegada do calçamento. Era um sonho antigo de todos os moradores daqui”, disse Dona Josefa.

“Enquanto Gestão, ficamos muito felizes com depoimentos assim como o de Dona Josefa. Pois nos mostram que estamos no caminho certo. Poder estar realizando essas importantes obras estruturantes para nossa cidade, graças ao esforço de nossa equipe e a importantes parcerias, nos deixam com a sensação de dever cumprido e nos encorajam a continuarmos trabalhando, até o último dia do nosso mandato”, comentou o Prefeito Odon Júnior.

Currais Novos

CURRAIS NOVOS: Reforma do ”Cortezão” no ”Silvio Bezerra” é iniciada pela prefeitura

As obras de reforma do ginásio poliesportivo Cortezão, no bairro Dr Sílvio Bezerra de Melo, foram iniciadas essa semana pela Prefeitura de Currais Novos, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos.
Na manhã desta quarta-feira (22), o Prefeito Odon Júnior e o Secretário Lucas Galvão estiveram visitando o ginásio que será sua estrutura totalmente recuperada.

“A reforma irá contemplar desde a pintura do piso da quadra; a restauração das partes elétrica e hidráulica nos banheiros e vestiários; a troca de portas; iluminação; alambrado; reparação do teto; além das arquibancadas e calçadas que receberão adaptação para acessibilidade”, afirmou o Secretário Lucas.

O investimento é fruto de uma Emenda Parlamenta da então Senadora Fátima Bezerra, no valor de R$ 293.000,00 que está atendendo a reforma dos dois principais ginásios da cidade de Currais Novos (o Cortezão e o Geraldão, que também teve suas obras iniciadas no início desse mês) e que são utilizados pela comunidade escolar e pela comunidade em geral para a realização de práticas esportivas oficializadas como handebol, vôlei e futsal.

“Nossa Gestão tem conseguido trazer para Currais Novos importantes recursos, através de Emendas Parlamentares, que estão transformando nossa cidade num verdadeiro canteiro de obras. E essa obra de reforma dos nossos dois principais ginásios é pra mim de grande importância, especialmente para nossos desportistas, que irão ganhar espaços totalmente revitalizados, oportunizando, ainda mais, as práticas de atividades esportivas e de recreação. Um ganho para toda comunidade”, comentou o Prefeito Odon Júnior.

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!