Governadores de 14 estados, incluindo o RN, ameaçam decretar calamidade financeira

Governos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste querem antecipação de 7 bilhões de reais pelo ressarcimento de perdas com o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e ameaçam decretar calamidade financeira caso não sejam atendidos. A informação foi dada nesta terça-feira por representantes dos Estados após reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

O pedido surge na esteira do projeto apresentado pelo governo para renegociação das dívidas estaduais com a União, que já recebeu aval da Câmara dos Deputados. Com baixo endividamento, muitos Estados dessas regiões buscam ajuda adicional do governo para lidar com seus problemas de caixa. Eles alegam que não foram beneficiados pelo alongamento.

“É uma decisão já tomada por vários Estados brasileiros, algo como catorze, quinze Estados brasileiros, principalmente dessas três regiões”, afirmou o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), citando que há problemas de seca, insuficiência de recursos para segurança pública e para arcar com a folha de pagamento. Segundo Dias, Meirelles afirmou que, por enquanto, não há proposta para socorrer os Estados.


Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza