Adversários do Brasil, colombianos não disputavam Copa desde 1998

O confronto entre Brasil e Colômbia promete fazer os corações pulsarem mais forte.

O confronto entre Brasil e Colômbia promete fazer os corações pulsarem mais forte.

A Colômbia, que decide hoje (04) às 17h, com o Brasil uma vaga para as semifinais da Copa, disputou seu último Mundial em 1998, na França, participação que encerrou o ciclo de uma notável geração de jogadores daquele país. A Colômbia nunca havia passado da primeira fase até a Copa no Brasil. Com Bélgica e Costa Rica, ela é uma das oito seleções que disputam as quartas de final no Brasil e que não estiveram presentes na Copa da África do Sul, em 2010.

A seleção colombiana, com a chamada “geração de ouro”, liderada por Freddy Rincón, Faustino Asprilla e Carlos Valderrama, chegou a ser apontada como favorita na Copa de 1994, disputada nos Estados Unidos, mas fracassou na fase de grupos e foi eliminada no jogo com os anfitriões.

Dos participantes da Copa da África do Sul, em 2010, que se classificaram para disputar agora as quartas de final no Brasil, somente a Holanda chegou às finais, perdendo o título para a Espanha por 1 a 0, na prorrogação. O Brasil foi eliminado pelos holandeses nas quartas de final. A Alemanha perdeu nas semifinais e ganhou do Uruguai na disputa do terceiro lugar. Já a Argentina perdeu para Alemanha nas quartas de final por 4 a 0 e a França foi eliminada na primeira fase da Copa.

Dos três países que não jogaram em 2010, a Colômbia é a que estava há mais tempo fora da Copa, tendo ficado, em 1998, em 21º lugar. A Bélgica disputou o Mundial pela última vez em 2002, terminando em 14º lugar, enquanto a Costa Rica foi penúltima colocada na Copa de 2006. As campanhas de Colômbia e Costa Rica, em 2014, já são as melhores campanha de cada seleção na história das Copas.

A Colômbia havia disputado 13 jogos em quatro copas e conseguido apenas 11 pontos, com três vitórias, dois empates e oito derrotas, marcando 14 e sofrendo 23 gols, e nunca havia passado para as quartas de final. Agora em 2014, em quatro jogos, a Colômbia ganhou 12 pontos, com quatro vitórias, chegando às quartas de final. Seu ataque marcou agora 11 gols e sua defesa sofreu apenas dois.

A Costa Rica, por sua vez, disputou três copas antes de chegar ao Brasil. Em dez jogos ganhou três empatou um e perdeu seis. Fez 12 gols e sofreu 21, somando 10 pontos. A melhor campanha tinha sido a de 1990 quando disputou quatro jogos, obtendo duas vitórias e sofrendo duas derrotas, chegando às oitavas de final. Agora em 2014, chega pela primeira vez às quartas com duas vitórias e dois empates.

Agência Brasil

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza