Água » Alerta » Seca

Seca: Sistema Cantareira baixa para apenas 18,2% do volume morto

A situação da escassez não é só um problema do Nordeste, o Sistema Cantareira em São Paulo encontra-se em estado de calamidade.

A escassez não é só um problema do Nordeste, o Sistema Cantareira em São Paulo encontra-se em estado de calamidade.

O nível nos reservatórios do Sistema Cantareira continua sofrendo quedas diárias, chegando na segunda (14) a 18,2% da sua capacidade de armazenamento, conforme a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Todo o volume útil do sistema foi consumido e resta agora apenas o volume morto, chamada de reserva técnica, que era 18,5%. A Sabesp garante o abastecimento até meados de março do próximo ano.

Há um ano, o Cantareira trabalhava com 55,2% da sua capacidade total, contando apenas com o volume útil. Outro manancial paulista, o Sistema Alto Tietê, também registra queda significativa – o nível dos reservatórios está em 23,6% hoje, enquanto a capacidade era 63,4% há um ano. Em março, a Sabesp anunciou a redução da captação do Cantareira e a complementação dele por meio de outros sistemas, incluindo o Alto Tietê.

O Cantareira, além de abastecer 9 milhões de habitantes na grande São Paulo, atende a 5 milhões de pessoas nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!