Economia

Vendas no comércio varejista recuam 3,1% em agosto, após quatro meses de alta

As vendas do comércio varejista brasileiro registraram queda de 3,1% em agosto, após quatro meses de alta, informou o IBGE nesta quarta-feira (6).

No mês anterior, a alta havia sido de 2,7%. No ano, o varejo acumula alta de 5,1% e nos últimos doze meses, crescimento de 5%.

Apesar da queda de agosto, o setor está 2,2% acima do período pré-pandemia.

“Esse nível, porém, não é homogêneo entre os setores. Há atividades que ainda não recuperaram as perdas, como material para escritório, informática e comunicação; combustíveis e lubrificantes e tecidos; e vestuário e calçados”, explica o gerente da PMC, Cristiano Santos, em comunicado.

Os dados do varejo para agosto vieram bem abaixo do esperado, destaca o economista-chefe da Necton em nota, o que deve fazer com que a corretora reajuste dua previsão para o PIB de 2021 e de 2022 para baixo.

“A mistura de inflação persistente com atividade fraca joga ainda mais pressão sobre a classe política e isso pode gerar ruídos ao longo dos próximos dias. A dinâmica se torna mais desafiadora”, diz o economista em nota.

Queda anual de 4,1%
Em comparação com o mesmo mês do ano passado, o setor apresenta queda 4,1%, após cinco altas consecutivas. As altas anuais anteriores vêm da base baixa de comparação, destaca o IBGE.

Contribuíram para a queda de um ano para outro, os segmentos de móveis e eletrodomésticos (-19,8%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-9,1%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-4,6%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,7%).

Com avanço na comparação anual, ficam artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (6,5%), livros, jornais, revistas e papelaria (1,3%), tecidos, vestuário e calçados (1,0%) e combustíveis e lubrificantes (0,4%).

CNN Brasil


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza