Lojistas anunciam descontos acima de 80% na Black Friday

Foto: Alex Régis/ Tribuna do Norte

Com o avanço da vacinação contra a covid-19 e o relaxamento das medidas restritivas, o consumidor está retornando às compras e deve movimentar essa sexta-feira (26) da Black Friday, evento comercial que dá descontos em produtos de diversas categorias ao mesmo tempo durante um dia, mesmo que a expectativa seja menor em relação ao período pré-pandemia. Em 2019, a pesquisa do Instituto Fecomércio/RN indicou que 59,8% dos natalenses planejavam gastar na Black Friday. Agora, a expectativa caiu para 51,2%. Os que pretendem fazer compras nesta data têm aguardado pelos descontos, muitos destes, para comprar produtos novos, especialmente eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Com isso, a expectativa é que o evento comercial movimente mais de R$ 260 milhões em vendas, somente em Natal e Mossoró, as duas maiores cidades potiguares. Os lojistas estão empenhados e prometem descontos de até 80% nas lojas físicas, podendo chegar a 90% no e-commerce.

A auxiliar de Serviços Gerais, Denise Paula, 35 anos, disse que ainda não estava satisfeita com o que tinha encontrado nos dias que antecederam a Black Friday. Por isso a expectativa para este dia era grande. “Esperei o ano inteiro os preços reduzirem e não vi diferença ainda. Mesmo assim, comprei minha geladeira e estou esperando baixar mais para comprar meu armário e meu guarda-roupa. Os preços ainda estão altos, então só vou comprar o que realmente estou precisando e continuar de olho nas promoções que ainda podem vim no Natal, por exemplo”, disse ela.

Os lojistas também estão na expectativa porque acreditam que o movimento vai dobrar nesta sexta e se estender no sábado. É que apesar da Black Friday ter como data específica a última sexta-feira do mês de novembro, semanas antes as lojas começam a disponibilizar descontos numa prévia para a data. Segundo a gerente de uma das unidades da Via Varejo (Casas Bahia) no Centro de Natal, Carla Mayra, os descontos chegam a 80% em alguns produtos. “São promoções reais. Os descontos vão chegar a 80%, dependendo da linha. Percebemos que o cliente está superando a crise da pandemia e o movimento desde o início do mês de novembro tem aumentado com mais clientes vindo mais às lojas. A gente espera que dobre o movimento nesta sexta e também no sábado”, disse ela.

Segundo contou, a procura maior é por produtos da linha branca (eletrodomésticos) e marrom (produtos de telas e digitais). A pesquisa da Fecomércio/RN confirma essa tendência. Entre os itens mais desejados pelos natalenses estão os eletrodomésticos (26,4%), seguidos por roupas (23,8%), eletrônicos (20,5%), móveis e decoração (11,4%). As formas de pagamento são outro atrativo, especialmente nas lojas que possuem cartão próprio, cujas compras podem ser pagas em até 30 parcelas sem juros.

Apesar de não estar na liderança de produtos procurados na Black Friday, o segmento de vestuário também entra fortemente na programação do dia. Nas lojas Riachuelo, por exemplo, o Diretor de Canais e Marketing do grupo, Elio Silva, disse que os descontos também chegam a 80%. As lojas da rede já não se limitam à venda de vestuário, mas têm ampliado seu portfólio disponibilizando produtos de outras linhas.

“Na linha de moda tem até 80% de desconto, mas depende do estoque de cada loja. Depois, dentro da linha de eletrônicos e perfumaria há promoções na ordem de 40%, especificamente negociados para a Blcak Friday. Em Natal, na loja do Shopping Midway, vai ter muito produto com descontos muito agressivos sendo disponibilizados”, informou.

O horário da rede de lojas não será alterado, nem o de outras varejistas do ramo como as lojas C&A, mas nos canais digitais as promoções estão disponíveis desde a madrugada. Já em algumas lojas das grandes magazines, no Centro de Natal, como Casas Bahia, a Black Friday terá horários estendidos. “Vamos abrir antes do horário normal, uma hora antes, às 7h e poderemos estender também em uma hora, podendo passar das 19h dependendo do movimento e se tiver segurança garantida”, disse a gerente da Casas Bahia.

Tribuna do Norte


Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza