AstraZeneca » Fiocruz » Vacina

Fiocruz retoma produção da vacina da AstraZeneca nesta terça-feira

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) deve retomar a produção de vacinas da AstraZeneca/Oxford nesta terça-feira (25), cinco dias após suspender a fabricação, informa a CNN Brasil. A paralisação havia ocorrido por falta do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), principal insumo para produção do imunizante.

No fim da tarde de sábado (22), a Fiocruz recebeu mais uma remessa dos insumos, que devem ser suficientes para fabricar cerca de 12 milhões de doses da vacina. Dessa forma, os repasses previstos ao Programa Nacional de Imunização (PNI) até a terceira semana de junho estão mantidos.

Embora o recebimento desses insumos garanta os repasses previstos para junho, sem a assinatura de contratos de transferência de tecnologia, a Fundação Oswaldo Cruz corre o risco de não entregar vacinas contra Covid-19 a partir do mês de agosto.

O acordo é o que pode permitir a Fiocruz iniciar a produção local do IFA, reduzindo a dependência brasileira de insumos estrangeiros. A Fundação, no entanto, tem a expectativa de assinar, nesta semana, dois novos contratos com a AstraZeneca. A informação é do analista da CNN, Leandro Resende.

Um contrato prevê prorrogar o envio de mais IFAs da China. O outro,  para a Fiocruz poder receber da farmacêutica o que falta de tecnologia para que o Brasil consiga produzir a vacina 100% nacional.


Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza