Sem categoria

Em audiência pública, Francisco do PT cobra do Governo Federal a implantação do Projeto Seridó

O deputado estadual Francisco do PT reuniu representantes de diferentes órgãos e instituições do Estado, nesta segunda-feira (11), para tratar da situação hídrica de Acari e Currais Novos. Evento ocorreu na Câmara Municipal de Acari, município onde fica localizada a barragem Gargalheiras, utilizada no abastecimento dos dois municípios.

Membro da Frente Parlamentar das Águas, no âmbito da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Francisco do PT demonstrou preocupação com a situação hídrica da região e cobrou ações. “Aqui foi lembrado, mais uma vez, que a solução definitiva para a região é o Projeto Seridó, mas infelizmente o Governo Federal não andou com a sua execução”, lamentou o petista ao criticar as ausências de representações do DNOCS e Ministério do Desenvolvimento Regional, ambos previamente convidados.

Enquanto o Projeto Seridó não se torna realidade, Francisco do PT alerta para a necessidade de buscar alternativas emergenciais. “As águas acumuladas no Gargalheiras e Dourado são suficientes para abastecer os dois municípios até janeiro do próximo ano. Temos que nos antecipar para evitar o colapso”.

O Gargalheiras tem capacidade para armazenar 44 milhões de metros cúbicos de água, mas está com apenas 8%, já o açude Dourado, que abastece Currais Novos, cuja capacidade de acúmulo de água é de pouco mais de 10 milhões de metros cúbicos, está com apenas 18% da sua capacidade.

O prefeito de Currais Novos, Odon Júnior destacou a importância de que seja iniciada a obra da adutora definitiva (Currais Novos – Florânia) para garantir o abastecimento em caso de colapso. Já o prefeito de Acari, Fernando Antônio, por sua vez, parabenizou Francisco do PT ao considerar a iniciativa como ‘oportuna e necessária’.

O secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria, avalia a possibilidade junto a CAERN da reativação da adutora de engate rápido entre os municípios. “Essa é uma alternativa emergencial até que o Projeto Seridó saia do papel”, disse.

Participaram também da audiência o presidente da Câmara de Acari, José Rivaldo, demais vereadores e gestores municipais. De Currais Novos, o vereador Mattson Ranier representou a Câmara. Representações do IDEMA, CAERN, FETARN, ADESE, Comitê de Bacias Hidrograficas e do mandato da deputada federal Natália Bonavides também se fizeram presentes no evento.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza