Saúde

Currais Novos será contemplado com Caravana que realiza mutirão de exames e atendimentos para crianças

A Caravana RN+ Coração na Estrada realizou exames e atendimentos em 140 crianças no primeiro final de semana de mutirão em Natal, Macaíba e São José do Mipibu. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com a Associação Amigos do Coração da Criança (Amico), vai chegar a mais três cidades nos próximos dias: Currais Novos, dia 18; Pau dos Ferros, dia 20; e Mossoró no dia 21.

As crianças atendidas realizam avaliação cardiológica pediátrica, ecocardiograma e atendimento multiprofissional com psicólogos, assistentes sociais, cardiologistas e enfermeiros. Da triagem realizada neste final de semana, 31% das crianças têm doença congênita do coração, oito tiveram indicação de cirurgia cardíaca e seis foram encaminhadas para exames pré-operatórios.

O projeto RN+Coração é uma parceria para atender as crianças potiguares com cardiopatia congênita. Os profissionais visitarão seis cidades do RN, por isso o tema “Vamos aonde bate um pequeno coração”, em referência aos mutirões, que contam ainda com o apoio do INCOR Natal, Hospital Rio Grande e Círculo do Coração de Pernambuco.

A parceria não se encerra com os mutirões, e para isso estão sendo capacitados nove médicos pediatras para avaliações de triagem neonatal e 30 profissionais de enfermagem, que darão continuidade ao trabalho nas maternidades dos municípios.

CARDIOPATIA CONGÊNITA

No Brasil, para cada mil nascidos vivos de oito a dez bebês nascem com algum tipo de cardiopatia. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, são registrados anualmente cerca de 30 mil novos casos de cardiopatia no país. Cerca de 20% terão cura espontânea e os demais provavelmente necessitarão de uma ou mais cirurgias cardíacas em algum momento da vida. A média nacional de crianças que conseguem um diagnóstico e tratamento se aproxima de 30%. No RN, cerca de 500 crianças nascem com más formações cardíacas. No entanto, devido ao trabalho desenvolvido pela Amico, a taxa das crianças que são tratadas se aproxima de 50%.

CRONOGRAMA| RN+ CORAÇÃO

18/06/2022 – Currais Novos
Local: Escola Estadual Tristão de Barros
R. Bernadete Xavier, 115 – Bairro: Centro


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza