Esporte

Brisbane, na Austrália, é escolhida pelo COI para sediar Olimpíada de 2032

Moradores de Brisbane comemoram escolha da cidade como sede da Olimpíada de 2032Foto: Albert Perez – 21.jul.2021/Getty Images

A cidade de Brisbane, na Austrália, sediará os Jogos Olímpicos de 2032 depois que o Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou nesta quarta-feira (21) a recomendação de seu conselho-executivo.

Brisbane, onde uma multidão se reuniu para assistir ao anúncio em telões, se torna a terceira cidade australiana a receber a Olimpíada, depois de Melbourne em 1956 e Sydney em 2000.

Várias cidades e países expressaram publicamente interesse em sediar os Jogos de 2032, incluindo Indonésia, Budapeste, capital da Hungria, China, Doha, no Catar, e região do vale do Ruhr, na Alemanha.

Mas em um novo processo adotado pelo COI – que não coloca cidades umas contra as outras abertamente – Brisbane já havia ultrapassado qualquer rival em fevereiro, tendo sido selecionada como “anfitriã preferida”.

A candidatura da cidade recebeu repetidos elogios do COI por sua alta porcentagem de instalações existentes, apoio de todos os níveis de governo e do setor privado, experiência na organização de grandes eventos e seu clima favorável, entre outras coisas.

Um compromisso em abril do governo australiano de dividir os custos de infraestrutura em 50-50 com o governo local permitiu que a premiê de Queensland, Annastacia Palaszczuk, encaminhasse as garantias financeiras necessárias ao COI.

O estado de Queensland sediou os Jogos da Commonwealth de 2018.

A escolha de levar os Jogos para a Austrália também foi uma homenagem ao membro sênior do COI, John Coates, atual vice-presidente do COI e um dos aliados mais próximos do presidente do COI, Thomas Bach.

Coates, que atingirá o limite de idade do COI de 74 anos em 2024 e será forçado a deixar a organização, tentou sem sucesso levar os Jogos de 1992, que acabaram sendo atribuídos ao Barcelona, para Brisbane.

O COI reformulou suas regras de escolha em 2019 para reduzir custos e tornar o processo mais fácil para as cidades. Dessa forma, cidades candidatas não fazem campanha antes da votação, como acontecia no passado.

Em vez disso, o COI escolhe um anfitrião preferencial após conversar com todas as cidades interessadas e, em seguida, coloca essa cidade em votação em sessão de seu comitê.

Tóquio realiza os Jogos Olímpicos de 2020, cuja abertura oficial será na sexta-feira (23) e Paris sediará os Jogos de 2024. Já Los Angeles foi anunciada como sede dos Jogos Olímpicos de verão de 2028.

CNN Brasil

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza