14 cidades já cancelaram o carnaval de 2022 no RN

Fernando Frazão/Agência Brasil

Com a elevação dos casos de covid-19 e de síndromes gripais no Rio Grande do Norte, neste começo de 2022, pelo menos 14 cidades já decidiram cancelar a programação oficial do carnaval de rua, entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março. Além de não ocorrer em Natal, a folia não vai para as ruas em cidades potiguares com tradicionais festas carnavalescas, como Parnamirim (Pirangi), Macau e Areia Branca. Além dessas, Apodi, Tibau, Tibau do Sul, Assu, Pendências, Grossos, Dix-sept Rosado, Alexandria, Upanema e Almino Alfonso suspenderam o carnaval de rua. No Brasil, 19 das 27 capitais, incluindo Natal, não vão realizar o carnaval de rua em 2022.

O anúncio mais recente foi feito nesta quinta-feira (13) pela prefeitura de Macau. A decisão, segundo o município, leva em consideração “a proteção da população macauense”, tendo em vista que medidas precisam precisam ser tomadas para evitar a propagação do coronavírus, causador da covid-19.

Segundo a prefeitura, a suspensão das festividades será oficializada em decreto a ser publicado na próxima terça-feira (18). O documento orientará a população sobre as normas que entrarão em vigor para o período de Carnaval no município.

O prefeito José Antônio de Menezes ponderou a necessidade de se evitar grandes aglomerações em virtude da circulação da variante Ômicron, do coronavírus, e do surto de síndromes gripais no Rio Grande do Norte. No espaço entre 15 dias, de 27 de dezembro do ano passado a 11 de janeiro deste ano, a cidade do Polo Costa Branca passou de 15 para 55 pessoas em tratamento da covid-19. A evolução das infecções representou um aumento de cerca de 267% nesse período.

Já o carnaval de rua de Parnamirim, região metropolitana do Estado, foi cancelado oficialmente pelo poder público municipal nesta quarta-feira (12). O motivo é o aumento dos índices de Covid-19, causada pela crescente contaminação gerada pela variante Ômicron, além do aumento de casos de síndrome gripal.

Já em relação à situação do Carnaval de rua em Caicó, ainda não há definição. A Prefeitura da cidade ainda não anunciou se vai ter os tradicionais blocos de rua. De acordo com o Executivo, está prevista uma reunião para a próxima semana com diversos órgãos, quando o assunto será discutido e uma decisão será tomada. O Bloco do Magão, uma das mais tradicionais atrações do Carnaval de rua em Caicó, já se antecipou e anunciou que, mesmo tendo folia de rua, não irá participar dos festejos neste ano. Em nota, a Ala Ursa do Poço de Sant’Ana confirmou que a decisão foi tomada devido à cautela com a presença da pandemia de covid-19 e suas variantes no País.

Tribuna do Norte


Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza