Arquivos:

Violação

Violência contra a mulher será debatida na CDH nesta quarta-feira

O combate à violência contra a mulher será o tema da audiência pública desta quarta-feira (27) na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A reunião é parte do ciclo “A Violência no Brasil” e contará com a presença de Soraia Mendes, do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher; de Kerstin Schinnerl, da embaixada da Áustria; Rosa Logar, da rede austríaca Casa da Mulher, e Ilana Trombka, diretora-geral do Senado. Também foram convidados para participar representantes do governo, especialmente da Secretaria de Direitos Humanos.

A audiência está programada para ocorrer após as votações de seis itens que fazem parte da primeira metade da reunião da CDH, às 9h. A audiência será realizada em caráter interativo, com a possibilidade de participação popular. As pessoas que tenham interesse em participar com comentários ou perguntas, podem fazê-lo por meio do Portal e-Cidadania (www.senado.leg.br/ecidadania) ou do Alô Senado (ligação gratuita pelo telefone 0800-612211).

Lei Seca » Natal » Violação

A todo custo: Advogado foi preso em Natal ao tentar fugir de blitz empurrando carro

Um advogado foi detido por tentar fugir empurrando o carro de uma amiga que havia sido presa por embriaguez ao volante. Um motorista, de tão alcoolizado, chegou a dormir dentro do veículo. Uma mulher brigou com o marido, e também teve motorista que ficou nervoso e precisou ser algemado. As ocorrências foram registradas na madrugada deste sábado (05) durante mais uma Operação Lei Seca, realizada pela Polícia Militar e Departamento Estadual de Trânsito na Av. Engenheiro Roberto Freire, uma das mais movimentadas da Zona Sul de Natal.

Além do advogado, segundo o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual, nove condutores foram presos por dirigirem sob a influência de bebida alcoólica e outros 38 motoristas foram autuados administrativamente por infrações de trânsito. Quanto ao advogado detido, o tenente explicou que a amiga dele foi parada na barreira e submetida ao teste de bafômetro. Como o resultado deu positivo, ela foi presa e o veículo dela ficou apreendido.

“O carro já havia sido recolhido e estávamos esperando o guincho para levá-lo ao pátio do Detran. Então esse advogado apareceu com a chave reserva, abriu a porta e saiu empurrando o automóvel até o final da rua para poder ligar e fugir nele”, afirmou. Dentro do veículo, ainda de acordo com a polícia, havia um isopor com gelo e um copo cheio de uma bebida que, pelo cheiro, parecia ser uísque. Os motoristas presos e o advogado foram conduzidos à Delegacia de Plantão da Zona Sul da cidade, onde pagaram fiança e foram liberados.

Estatísticas
De janeiro a junho mais de 2 mil motoristas já foram autuados, somente na capital, ao serem flagrados dirigindo sob a influência de álcool. Destes, além de responderem administrativamente, 442 condutores foram presos, tiveram as carteiras de habilitação retidas e também responderão criminalmente pelo ato. Somente durante o Mundial, 338 motoristas foram autuados, destes, 48 foram presos (incluindo 10 estrangeiros) por estarem dirigindo após ingerirem bebida alcoólica.

Lei Seca
As regras da Lei Seca consideram ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito: 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue. Nesse caso, a pena é de detenção de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de obter a habilitação.

Condutores autuados por esse tipo de infração pagam R$ 1.915,40 de multa,  perdem 7 pontos na carteira e têm a CNH apreendida. O valor é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores. Se o bafômetro registrar um índice igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo do 0,34 permitido pelo Código de Trânsito, o condutor é punido apenas com multa.

G1

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!