Arquivos:

Violação

Violência contra a mulher será debatida na CDH nesta quarta-feira

O combate à violência contra a mulher será o tema da audiência pública desta quarta-feira (27) na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A reunião é parte do ciclo “A Violência no Brasil” e contará com a presença de Soraia Mendes, do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher; de Kerstin Schinnerl, da embaixada da Áustria; Rosa Logar, da rede austríaca Casa da Mulher, e Ilana Trombka, diretora-geral do Senado. Também foram convidados para participar representantes do governo, especialmente da Secretaria de Direitos Humanos.

A audiência está programada para ocorrer após as votações de seis itens que fazem parte da primeira metade da reunião da CDH, às 9h. A audiência será realizada em caráter interativo, com a possibilidade de participação popular. As pessoas que tenham interesse em participar com comentários ou perguntas, podem fazê-lo por meio do Portal e-Cidadania (www.senado.leg.br/ecidadania) ou do Alô Senado (ligação gratuita pelo telefone 0800-612211).

Lei Seca » Natal » Violação

A todo custo: Advogado foi preso em Natal ao tentar fugir de blitz empurrando carro

Um advogado foi detido por tentar fugir empurrando o carro de uma amiga que havia sido presa por embriaguez ao volante. Um motorista, de tão alcoolizado, chegou a dormir dentro do veículo. Uma mulher brigou com o marido, e também teve motorista que ficou nervoso e precisou ser algemado. As ocorrências foram registradas na madrugada deste sábado (05) durante mais uma Operação Lei Seca, realizada pela Polícia Militar e Departamento Estadual de Trânsito na Av. Engenheiro Roberto Freire, uma das mais movimentadas da Zona Sul de Natal.

Além do advogado, segundo o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual, nove condutores foram presos por dirigirem sob a influência de bebida alcoólica e outros 38 motoristas foram autuados administrativamente por infrações de trânsito. Quanto ao advogado detido, o tenente explicou que a amiga dele foi parada na barreira e submetida ao teste de bafômetro. Como o resultado deu positivo, ela foi presa e o veículo dela ficou apreendido.

“O carro já havia sido recolhido e estávamos esperando o guincho para levá-lo ao pátio do Detran. Então esse advogado apareceu com a chave reserva, abriu a porta e saiu empurrando o automóvel até o final da rua para poder ligar e fugir nele”, afirmou. Dentro do veículo, ainda de acordo com a polícia, havia um isopor com gelo e um copo cheio de uma bebida que, pelo cheiro, parecia ser uísque. Os motoristas presos e o advogado foram conduzidos à Delegacia de Plantão da Zona Sul da cidade, onde pagaram fiança e foram liberados.

Estatísticas
De janeiro a junho mais de 2 mil motoristas já foram autuados, somente na capital, ao serem flagrados dirigindo sob a influência de álcool. Destes, além de responderem administrativamente, 442 condutores foram presos, tiveram as carteiras de habilitação retidas e também responderão criminalmente pelo ato. Somente durante o Mundial, 338 motoristas foram autuados, destes, 48 foram presos (incluindo 10 estrangeiros) por estarem dirigindo após ingerirem bebida alcoólica.

Lei Seca
As regras da Lei Seca consideram ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito: 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue. Nesse caso, a pena é de detenção de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de obter a habilitação.

Condutores autuados por esse tipo de infração pagam R$ 1.915,40 de multa,  perdem 7 pontos na carteira e têm a CNH apreendida. O valor é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores. Se o bafômetro registrar um índice igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo do 0,34 permitido pelo Código de Trânsito, o condutor é punido apenas com multa.

G1

Últimos Eventos

03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!