Arquivos:

Florânia » Vaquejada

Vaquejada de Florânia é a pedida para este fim de semana no Seridó; Brasas, Pedrinho, Edyr e Thúlio entre as atrações

Conhecida como uma das melhores vaquejadas do Nordeste, a Vaquejada de Florânia acontece de hoje (29) a domingo (31) no Parque Inácio Azevedo.

E pra festa ficar ainda melhor, quatro grandes shows serão realizados neste sábado (30) no Clube do Vaqueiro. Brasas do Forró, Edyr Vaqueiro, Pedrinho Pegação e Thúlio Milionário irão fazer a festa, além do tradicional forró de Robson Carneiro & Forró de Autoridade, nos intervalos no “Caminhão do Vaqueiro”. Serão oito horas de forró sem parar. Esse ano, além das cinco atrações numa só noite, o evento ainda disponibilizará um café da manhã para o público.

No domingo a festa ficará por conta de Raynel Guedes, que lançará seu mais novo CD – Só Vaquejada, e Sidney Ramon. Mulher tem entrada FREE.

Uma super estrutura está sendo montada para receber o público: Espaço para banheiros femininos, bares extras e praça de alimentação.

Jucurutu » Vaquejada

JUCURUTU: Parque Manoelzinho Pereira já liberado pelo Corpo de Bombeiros; 34ª Vaquejada acontece neste fim de semana

Bombeiros conferindo o novo projeto da estrutura do Clube do Vaqueiro

Conhecida como uma das melhores vaquejadas do Rio Grande do Norte, a tradicional Vaquejada de Jucurutu tem início nesta sexta-feira (14).

Para garantir a segurança dos vaqueiros e de todas as pessoas que irão prestigiar a festa de mourão 2018, os organizadores do evento agilizaram, com antecedência, todas as solicitações exigidas pelo Corpo de Bombeiros. Reforma e adequações foram feitas com o apoio da Prefeitura Municipal.

E pra vaquejada ficar ainda melhor, grandes shows acontecerão no Clube do Vaqueiro. Na sexta (14) a festa contará com a revelação do RN, Henry Freitas e o vaqueiro da sanfona, Edyr Vaqueiro. Já no sábado (15) o público prestigiará pela primeira vez em Jucurutu o sanfoneiro, cantor e compositor Caninana do Forró. E para incendiar ainda mais o sábado de vaquejada, Zé Cantor & Solteirões do Forró irão fazer a festa até amanhecer o dia. A noite ainda contará com a prata da casa, Kiko Almeida. Já no domingo (16) os shows ficam por conta de Dalva Freitas, Zé Sanfoneiro e Tonny Show.

Esse ano o evento do Clube do Vaqueiro não terá divisão de espaço. Outra modificação para melhor comodidade dos participantes será a montagem do palco. A estrutura será montada com no máximo 1,5 metros de altura, deixando assim os artistas mais próximos do público.

Com R$ 25 mil em prêmios e grandes shows, a 34ª Grande Vaquejada de Jucurutu promete atrair o público não só da cidade, mas de todo o Estado. A expectativa é de lotação no Clube do Vaqueiro.

Os ingressos estão sendo vendidos nas lojas Calle (Jucurutu, Caicó e Currais Novos) e na Massas Jucurutu.

Lembre-se de levar seus óculos escuros, a tradição em Jucurutu é até amanhecer o dia!

Clube do Vaqueiro já pronto para receber o grande público nos dias 14, 15 e 16 setembro

Imagem aérea do Parque Manoelzinho Pereira

Florânia » Vaquejada

VÍDEO: 33ª Grande Vaquejada de Florânia foi sucesso absoluto; shows com Raynel, Pedrinho e Giannini

O Clube do Vaqueiro ficou lotado

A temporada das grandes vaquejadas do Seridó começou com o pé direito em 2017. Neste fim de semana a festa de mourão foi no Parque Inácio Azevedo, município de Florânia, que realizou uma das melhores vaquejadas do RN.

No sábado (01) o Clube do Vaqueiro contou com os shows de Raynel Guedes, que trouxe em seu repertório sucessos do momento, forró das antigas, pé de serra e acústico; a atração mais esperada da noite, Pedrinho Pegação cantou seus grandes sucessos e agitou o público do início ao fim; e como festa boa é aquela que amanhece o dia, o sanfoneiro Giannini Alencar segurou o público até as 06h30min da manhã.

A festa recebeu pessoas de toda a região.

Florânia » Vaquejada

Iniciada a venda de ingressos para a Vaquejada de Florânia com Pedrino Pegação, Raynel e Gianini

Essa promete reunir todo o Seridó

Florânia inicia a temporada das grandes vaquejadas do Seridó em 2017. E pra festa ficar ainda maior, três grandes shows animarão o público no sábado, 01 de abril. São eles: Raynel Guedes, que vem se destacando em todo o RN como um dos melhores repertórios do momento; o fenômeno Pedrinho Pegação, sucesso em todo o Brasil; e Gianini Alencar, destaque em todo o RN pelo seu talento e carisma.

Os ingressos já estão a venda em toda a região. Confira os locais e garanta já o seu:

FLORÂNIA: Vanderléia Variedades

TENENTE LAURENTINO: Griffs

SÃO VICENTE: Deluxe

CURRAIS NOVOS: Online For Men

Primeira remessa: R$ 30,00.

Brasil » Vaquejada

Senado aprova em primeiro turno PEC que autoriza prática da vaquejada

Parque de Vaquejada Dr Silvio Bezerra de Melo – Currais Novos/RN

O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (14), em primeiro turno, por 55 votos a 8 (e 3 abstenções), a proposta de emenda à Constituição (PEC) que viabiliza a prática da vaquejada. De acordo com a PEC, “não são cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais”.

A PEC foi proposta depois que o STF derrubou, em outubro do ano passado, uma lei do Ceará que regulamentava esse tipo de prática, por entender que a atividade impõe sofrimento aos animais e fere os princípios constitucionais de preservação do meio ambiente. Após a decisão do Supremo, o Congresso aprovou, um mês depois, uma lei que tornou a vaquejada manifestação cultural nacional e patrimônio cultural imaterial, sancionada pelo presidente Michel Temer em novembro de 2016.

Vaquejada

Temer sanciona lei que eleva vaquejada à Patrimônio Cultural Imaterial

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente Michel Temer sancionou a Lei 13.364, que eleva vaquejada e demais eventos do segmento à condição de manifestação cultural e patrimônio cultural imaterial.

Com a nova lei, vaquejada, montarias, prova de laço, apartação, bulldog, provas de rédeas, provas dos Três Tambores, Team Penning e Work Penning e paleteadas, são consideradas expressões culturais. A sanção foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

Leia a decisão do presidente na íntegra:
LEI No 13.364, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2016
Eleva o Rodeio, a Vaquejada, bem como as respectivas expressões artístico-culturais, à condição de manifestação cultural nacional e de patrimônio cultural imaterial.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o Esta Lei eleva o Rodeio, a Vaquejada, bem como as respectivas expressões artístico-culturais, à condição de manifestações da cultura nacional e de patrimônio cultural imaterial.

Art. 2o O Rodeio, a Vaquejada, bem como as respectivas expressões artístico-culturais, passam a ser considerados manifesta-ções da cultura nacional.

Art. 3o Consideram-se patrimônio cultural imaterial do Brasil o Rodeio, a Vaquejada e expressões decorrentes, como:

I – montarias;

II – provas de laço;

III – apartação;

IV – bulldog;

V – provas de rédeas;

VI – provas dos Três Tambores, Team Penning e Work Penning;

VII – paleteadas; e

VIII – outras provas típicas, tais como Queima do Alho e
concurso do berrante, bem como apresentações folclóricas e de mú-
sicas de raiz.

Art. 4o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 29 de novembro de 2016; 195° da Independência e 128° da República.

MICHEL TEMER
Alexandre de Moraes

STF » Vaquejada

Vaquejada motiva disputa entre legislativo e STF

Os parlamentares evitam falar abertamente em confronto com o judiciário, mas acreditam que houve um equívoco por parte do STF.

Os parlamentares evitam falar abertamente em confronto com o judiciário, mas acreditam que houve um equívoco por parte do STF.

Em mais um confronto com o Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso Nacional  articula uma proposta para reverter a decisão da Corte que tornou a vaquejada ilegal no início de outubro.  A reação parlamentar foi imediata e, na semana seguinte, quatro projetos com o objetivo de regulamentar a prática foram protocolados.

No inicio de novembro, em tramitação expressa, senadores aprovaram de forma simbólica a proposta que elevava vaquejadas e rodeios a manifestação nacional. A matéria aguarda a sanção do presidente Michel Temer.

Os parlamentares evitam falar abertamente em confronto com o judiciário, mas acreditam que houve um equívoco por parte do STF. A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) crítica o fato de que a Corte não ter realizado nenhuma audiência pública sobre o tema.

Tribuna do Norte
Lei » Vaquejada

VAQUEJADA: Comissão do Senado aprova projeto que torna vaquejada manifestação cultural

vaquejadaregularizada

Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou nessa terça-feira (01)  o projeto de lei que torna a vaquejada patrimônio cultural imaterial e manifestação da cultura nacional. A proposta é uma tentativa de reverter decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de considerar a prática inconstitucional, por estar ligada a maus-tratos de animais.

Durante a discussão do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 24/2016, do deputado Capitão Augusto (PR-SP), o senador Roberto Muniz (PP-BA) defendeu a vaquejada e disse que a prática é diferente das touradas, por exemplo, em que não há “carinho” entre o homem e os animais, segundo ele. Sobre as acusações de maus-tratos nos eventos, o senador disse que o bem-estar dos animais também está comprometido em outras situações e que isso não justifica a decisão judicial. “Colocar um animal pet dentro de um apartamento ou dentro de uma gaiola de 50 centímetros quadrados é cuidar do bem-estar do animal?”, questionou.

O PLC aprovado hoje pela comissão do Senado transformar as práticas de montarias, provas de laço, apartação, bulldog, provas de rédeas, provas dos Três Tambores, Team Penning e Work Penning, paleteadas e outras provas típicas, como Queima do Alho e concurso do berrante, em expressões artístico culturais, e as eleva à condição de manifestações da cultura nacional e de patrimônio cultural imaterial.

O GLOBO
Justiça » Vaquejada

Projeto que regulamenta a Vaquejada já tramita

vaquejada1

O Projeto de Lei (PLS 337/2016) do Senador Raimundo Lira que regulamenta a prática da Vaquejada já está tramitando na Comissão de Educação, Cultura e Esporte – CE do Senado Federal

O projeto restabelece a Vaquejada e a considera “manifestação cultural, com características esportivas, caracterizada pela perseguição promovida ao bovino por vaqueiros montados a cavalo, com o objetivo de conduzi-lo e derruba-lo na areia”.
Na CE, o projeto de Raimundo Lira também está aguardando recebimentos de emendas, mas deve tramitar em outras comissões antes de seguir para votação em Plenário, a exemplo da Comissão de Constituição Justiça e Cidadania. Recentemente, ao defender a matéria na tribuna do Senado Federal, Lira lembrou que a Vaquejada, originalmente, representava o encerramento festivo do trabalho de marcar e castrar o gado. “Era a festa da apartação. Feita a separação, acontecia a vaquejada, com provas que mostravam a habilidade dos vaqueiros na lida com o gado”, disse.
Com o tempo, observou Raimundo Lira, a atividade se tornou uma tradição, uma prática cultural, o que justificaria sua manutenção. Além do valor cultural, o Senador lembrou que as vaquejadas geram mais de 600 mil empregos diretos no país, sem contar os indiretos.
Na última terça-feira, vaqueiros e pessoas ligadas à prática da Vaquejada em todo o País foram a Brasília pedir urgência na legalização da Vaquejada e realizaram uma cavalgada em frente ao Congresso Nacional, oportunidade em que receberam o apoio do senador Raimundo Lira.

Celebridades » Vaquejada

ATRIZ ALEXIA PARA OS NORDESTINOS: ‘Calem a boca! Pagamos o Bolsa Família a vocês’

Nesta terça-feira (25), a atriz Alexia Dechamps causou polêmica em audiência pública em Brasília na Câmara dos Deputados, para decidirem se proíbem ou não a vaquejada no Brasil

A atriz Alexia Dechamps causou polêmica em audiência pública em Brasília na Câmara dos Deputados

Segundo informações da colunista Fabíola Reipert, do site ‘R7’, a modelo Maria Paula Maia, de Maceió (Al), estava no local e ficou indignada com a falta de respeito de Alexia com os nordestinos que estavam no local.

A atriz disse para eles: “Calem a boca que nós já pagamos o Bolsa Família de vocês”.

Alexia participava da audiência pública saindo em defesa dos animais, porém acabou sendo criticada pela forma como tratou as outras pessoas no local.

Do blog: Essa parece que não estudou ou não teve educação em casa!

Fama ao Minuto

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!