UFRN

Startup da UFRN produz máscaras para doar a instituições e profissionais de saúde

Foto: Divulgação/UFRN

Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), gestos de solidariedade são vistos em várias áreas da sociedade. Desta vez, a iniciativa partiu de empresários da Void3D, startup potiguar especializada na confecção de produtos por impressão 3D.

A empresa decidiu produzir e doar máscaras de proteção contra o vírus para instituições e profissionais da saúde empenhados na contenção e tratamento da doença.

A startup é vinculada à Inova Metrópole, a incubada sediada no Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para viabilizar a produção, 10 impressoras da empresa foram reservadas para a confecção das máscara.

Agora os profissionais solicitam o apoio da sociedade com a doação de valores que deem suporte à iniciativa. Para participar, o interessado poderá se cadastrar por meio deste link. Até a publicação desta matéria, o grupo já tinha arrecadado mais de R$ 13 mil com um total de 175 apoiadores. A meta é chegar aos R$ 50 mil.

“A Void3D está disponibilizando toda a infraestrutura para a confecção dessas máscaras e pede o auxílio de todos para que continuemos com as doações”, comenta Arthur Andrade, diretor da startup. As máscaras são feitas para serem usadas em conjunto com a versão de tecido, de modo a evitar que gotículas de saliva cheguem ao rosto de quem a usa.

Até o momento, a startup já conseguiu produzir pouco mais de 160 máscaras de proteção. Esses produtos estão sendo confeccionados com o apoio de profissionais de saúde especializados, de maneira a aumentar a eficiência na proteção do usuário contra a propagação do coronavírus. Ao longo da semana, mais aprimoramentos serão feitos para aumentar a eficácia dos equipamentos.

Segundo Arthur Andrade, a ação contemplará diferentes instituições de saúde da capital, como os hospitais Giselda Trigueiro e Walfredo Gurgel, além de maternidades e profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A impressão das máscaras também conta com o apoio de outras instituições, como a BlinDog – startup da Inova Metrópole especializada na criação de produtos para cachorros cegos –, laboratórios da UFRN e demais pessoas que utilizam essa tecnologia em casa.

Respiradores

Além das máscaras de proteção, os empreendedores também estão pesquisando formas imprimir respiradores – itens essenciais para tratar casos graves da Covid-19. Esse trabalho está sendo desenvolvido em parceria com pesquisadores da UFRN, que se empenham no estudo e desenvolvimento desses equipamentos via impressão 3D.

“Como essa parte da iniciativa ainda está em fase de pesquisa, decidimos circular somente as máscaras, até o momento. Mas acreditamos que é somente uma questão de tempo para que esses respiradores estejam prontos e sendo utilizados”, explica Andrade.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!